Gestão de pessoas: indo além dos vinte centavos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A história ainda demandará mais tempo para poder analisar fielmente, e com mais precisão, as recentes manifestações que tomaram conta de inúmeras cidades brasileiras nas últimas semanas. Entretanto, há um fato inegável, cuja inobservância poderia levar a futuros problemas: nenhum dos cidadãos que se manifestava ali estava pela quantia de 20 centavos.

O interessante é que, a despeito de não serem o motivo que levantou as insurgências contra políticas e governos, os tais 20 centavos não são desprezíveis. Foram eles o início dos protestos. Mas carregavam consigo outras e maiores insatisfações. E a demora em perceber isso, gerou atraso na resposta dos governos. E o atraso só trouxe maiores e mais marcantes manifestações.

O exemplo das ruas pode ser trazido e adequado para o mundo corporativo. Quem lidera pessoas deve exercitar sempre a sensibilidade e a capacidade analítica de ouvir mais do que o que foi dito, ler o que não está escrito, enxergar além do que está exposto.

Pesquisas, reuniões de feedback, avaliações de desempenho são ferramentas úteis e necessárias para trazer uma análise geral sobre o clima interno, pontos fortes e oportunidade de melhoria na organização. Na avaliação dos dados, porém, é essencial  questionar-se sempre: “Onde estão os 20 centavos nessa informação?”.

Uma reclamação sobre a falta de uma impressora pode revelar a sensação de desprestígio em relação a outra área da empresa. A falta de hábito na leitura de determinado veículo interno pode esconder a instatisfação com a forma da liderança se expressar. O fraco engajamento em determinada campanha interna pode ser indício de distanciamento entre o time e valores corporativos da companhia.

Evitar a “miopia corporativa” exige ferramentas, estratégias e, principalmente, líderes atentos, capazes de perceber as mudanças de suas equipes e os sinais que elas incessantemente enviam, dia após dia. E para isso, a observação é o melhor exercício. Não se deixe levar pela “egomesamania”, levante-se, circule, converse, misture-se e, claro, observe. Ao observar seu time e antecipar, de maneira planejada e estratégica, demandas futuras, você pode garantir a economia de R$ 0,20 que podem custar muito mais caro à frente. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Raphael Santos é publicitário, especialista em endomarketing, palestrante e sócio da Ilumminatti Comunicação e Design.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Perfeito! As organizações precisam perceber que manifestações são uma constante e estão no dia a dia das empresas. É preciso mais que percebê-las, entendê-las e ver nelas a oportunidade de mudança e melhoria. Parabéns pelo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *