A Portaria 45 e a (falta de) segurança da informação no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nesta última semana que passou muito se falou da espionagem internacional no âmbito cibernético contra o Brasil. O Ministro das Comunicações Paulo Bernardo deu declarações sobre a vulnerabilidade e insegurança das nossas informações. Inclusive as que trafegam em empresas estatais como a Petrobras.

A propósito, lá em 2001 já se falava do sistema Echelon Carnivore que rastreava informações corporativas de dados e voz que pudessem ‘ajudar’ um certo governo em licitações mundiais. Talvez tenham sido o projeto piloto do ‘PRISM’.

Voltando à última semana. Programas de TV citaram novas tecnologias como a dos drones submarinos que se posicionam sobre os cabos de dados intercontinentais instalados e pousados ao fundo do mar e assim grampeiam todo o tráfego que por eles passa. Como combater uma máquina destas se nem ao menos possuímos recursos para dar de comer quantitativa e qualitativamente à tropa?

Debates à parte, mas porque então não se falou da Portaria de número 45, de 8 de setembro de 2009? Nela estão bem claros em seus artigos o que deve ser feito em relação à defesa do ciberespaço brasileiro, infraestruturas críticas, indústrias, serviços, bens e sistemas que, se forem interrompidos e/ou destruídos, provocarão sério impacto social, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade. Veja abaixo:

portaria_45
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=09/09/2009

Esta Portaria 45 é assinada por Luiz Inácio Lula da Silva (Presidente), Dilma Vana Roussef (Ministra de Estado Chefe da Casa Civil) e Erenice Alves Guerra (Secretária Executiva da Casa Civil) à época.

Diz o Jornal O Globo em 13/07/2013:

O Brasil e outros 31 países da América Latina mantêm abertas suas redes públicas e privadas de comunicação. Essas nações têm em comum, além da retórica governamental, a ausência de políticas efetivas de proteção da infraestrutura de telecomunicações e do tráfego de dados nas redes de internet.

Devemos refletir sobre o que efetivamente foi realizado da Portaria 45. Nela percebemos:

“Nova concepção mundial de segurança e eficiência do Estado”

“Considerando a crescente utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicações na prestação de serviços públicos como instrumento democrático necessário ao acesso do cidadão as informações de governo, conferindo maior transparência à gestão do Estado, ao mesmo tempo emm que aumenta a vulnerabilidade e tentativas de ataques as redes governamentais e banco de dados, afetando a Administração Pública Federal;”

“Considerando o aumento das ameaças e tentativas de ataques cibernéticos, os quais incluem potenciais ataques às redes governamentais e banco de dados, afetando a Administração Pública Federal;”

“Art. 2º Considera-se Segurança Cibernética a arte de assegurar a existência e a continuidade da Sociedade da Informação de uma Nação, garantindo e protegendo, no Espaço Cibernético, seus Ativos de Informação e suas Infraestruturas Críticas.

§ 1º São Ativos de Informação os meios de armazenamento, transmissão e processamento, os sistemas de informação, bem como os locais onde se encontram esses meios e as pessoas que a eles têm acesso.

§ 2º São Infraestruturas Críticas as instalações, serviços, bens e sistemas que, se forem interrompidos ou destruídos, provocarão sério impacto social, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade.”

O próprio ministro Paulo Bernardo, em sua fala, mostrou-se preocupado com as informações estratégicas e confidenciais do Pré-sal. Infelizmente seu discurso passou total insegurança à nação quando diz que até um simples e-mail pode estar sendo monitorado 24 horas por dia.

Quais foram as diretrizes e estratégias implementadas para a segurança cibernética referente à administração pública federal?

O que acontece se uma mega infraestrutura como usinas, siderúrgicas e fábricas de todas as sortes forem invadidas virtualmente?

Abaixo o vídeo da explosão de uma fábrica de fertilizantes nos EUA que ocorreu praticamente na mesma semana do atentado de Boston.

Outro exemplo também nos EUA foi a explosão de uma planta industrial de produtos químicos em Geismar, Lousiania também em junho de 2013.

explosao

Foto: CBS

Em tempo: a pioneira empresa TI SAFE que é especializada em segurança da informação em ambientes industriais e é a única na América do Sul a subscrever a norma internacional de segurança da automação industrial promove cursos regulares em todo o Brasil e também nos Estados Unidos capacitando e certificando pessoal que entenda e queira blindar seus ativos contra ataques e invasões hackers. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Leonardo Cardoso de Moraes (leonardo@cardosodemoraes.com.br) é diretor comercial da TI Safe e perito forense.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *