Infográfico mostra a evolução do data center para a nuvem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muita coisa mudou nos últimos 20 anos com relação à capacidade de se transferir e armazenar dados.

Dos finados disquetes de plástico de 1,7 Mb ao exagero que nos parecia ter disponível 1Gb nas contas de e-mail da Google, na década passada, nos provam que hoje, o custo de armazenam virtual é uma fração do que era há 20 anos. Nossos HDs estão migrando aos poucos para locações virtuais.

A maioria dos computadores já não tem mais entrada para disquetes e muitos sequer têm drives de DVDs. Há quem diga que os pendrives, em questão de anos, também se tornarão peças obsoletas de nosso uso diário.

Os data centers nas nuvens e uma maior velocidade para o transporte de dados contribuíram para um novo cenário na transmissão e armazenagem.

A velocidade na transmissão, a compressão segura de arquivos e a encriptação permitem que hoje você tenha mais segurança armazenado seus dados numa nuvem virtual do que carregando um HD externo.

A Ciena — especialista em redes — traz abaixo um infográfico que ilustra de maneira simples alguns fatores que tornam hoje a armazenagem na nuvem uma das principais tendências no universo de processamento e transporte de dados.

Veja o infográfico
evolucao_data_center

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

 

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *