Os 10 falsos sinais de empreendedorismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O sonho de empreender nunca esteve tão presente como agora nas empresas. Independentemente do cargo que o profissional ocupa dentro de uma organização, esse é o principal sonho dos funcionários das empresas, como aponta pesquisa do Grupo DMRH/Cia de Talentos: 56% dos jovens em início de carreira e 60% dos executivos das empresas desejam abrir um negócio. A pergunta que fica é: será que toda essa gente possui o perfil empreendedor?

Hoje não faltam motivos para as pessoas quererem sair do emprego e mudar de vida. Mas o desejo de empreender não pode ser a solução para o seu problema, se ele não for um desejo intrínseco de abrir uma empresa. Conheça os falsos sinais de empreendedorismo que um profissional pode vivenciar:

  1. Detesto a minha empresa. Se você pensa em empreender porque não suporta sua empresa, certamente a melhor solução é mudar de empresa e não montar um negócio. Esse motivo isolado não pode ser o ímpeto principal para ser um empreendedor.
  2. Odeio meu chefe. Motivo semelhante ao detestar a sua empresa. Se você não suporta seu chefe, troque de chefe, não monte um negócio. Saiba que é muito mais fácil ter um novo chefe do que conduzir uma empresa sem uma motivação verdadeira.
  3. Ter mais tempo livre. Você tem todo direito de buscar ter mais tempo livre, mas normalmente em um negócio próprio em estágio inicial você irá trabalhar muito mais do que sendo empregado. Se você busca tempo livre, ser empreendedor não é a solução.
  4. Ganhar mais dinheiro ou ainda ficar rico. A motivação financeira não pode ser o fim de um empreendedor. Um empresário no início do negócio normalmente ganha menos do que quando era empregado. Se a sua motivação for essencialmente essa, não suportará o período de vacas magras.
  5. Ter horários flexíveis. O empreendedorismo pode até trazer certa flexibilidade de horário para sua vida. Porém, as instabilidades normais de um empreendimento vão corroer toda essa flexibilidade conquistada. Você pode até de vez em quando conseguir jogar tênis às quatro da tarde, mas isso não vai ser uma constante.
  6. Querer provar algo. Uma empresa não pode ser o meio para provar que você é capaz de construir algo. Caso esteja na busca de provar algo para si mesmo, ou ainda para família ou amigos, tente ser um melhor funcionário, ou ainda fazer uma pós-graduação. Montar um negócio como prova de força não é o caminho.
  7. Estar desempregado. Perder o emprego certamente é uma experiência traumática para qualquer trabalhador e encontrar um novo posto nem sempre é fácil. Caso esteja difícil se recolocar no mercado de trabalho, continue investindo suas energias na busca de um novo trabalho e não na construção de uma empresa.
  8. Fazer o que gosta. A busca de sentido é um motivo legítimo para se empreender. Porém, montar um negócio com a expectativa que você irá apenas fazer o que gosta, é garantia de frustração. Quando você é empresário, em muitas situações você não tem escolha e faz toda e qualquer atividade necessária para o funcionamento do seu negócio.
  9. Só pensar em estratégia. Você pode estar cansado de apenas seguir ordens no seu emprego atual e desejar trabalhar mais na estratégia de negócios de uma empresa. Se você se vê nessa situação, montar uma empresa não é a solução. O empreendedor é sim o responsável pela estratégia da sua empresa, mas também é o cara que vai colocar a mão na massa.
  10. Seguir a moda. Empreender virou moda. Nunca tanta gente saiu do emprego para montar um negócio. A imprensa o tempo todo revela casos de sucesso de quem criou um empreendimento, porém nunca conta os detalhes de cada história. Mostrar o ponto de partida e chegada de um empresário de sucesso pode render uma boa pauta, mas nunca vai ser fórmula de sucesso para ninguém.

Após ler a lista dos dez falsos sinais de empreendedorismo, você se identifica com algum deles? Em caso positivo, talvez seja melhor repensar sua ideia de montar um negócio.

Caso queira aprofundar ainda mais essa discussão de empreendedorismo, acompanhe-me no blog Timing Empreendedor, que criei para falar do assunto para profissionais que estão em uma empresa e querem mudar de carreira. Boa sorte! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Leandro Ramos (@leandrohramos) é administrador de empresas e sócio-fundador da agência Javali Digital e da rede de indicações Indike.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Concordo com a colocação do Alexandre, creio que todos esses motivos listados, são os que de fato levam as pessoas a abrir seu própio negócio.

  2. Há um estudo de que esta lista seja validada??

    Não acho que a identificação com uma ou duas delas seja necessário repensar sobre montar um negocio.

    Ninguem que queira ser empreendedor, quer ser apenas por vocação, garanto que os empreendedores querem mais tempo pra lazer, dinheiro ou ficar rico(como citado na listagem), estar desempregado,dentre outras, caso contrario todos os empresários trabalhariam de graça sem receber lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *