Tecnologia para identificação de ruídos de hardwares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Imagine levar o carro no mecânico por causa de algum ruído que você não sabe onde é. Às vezes, pode ser uma coisa tão simples, mas é preciso desmontar o carro para resolver o problema e, em alguns casos, você mesmo poderia ter resolvido as falhas com alguns ajustes e apertos.

Alguns engenheiros sul-coreanos, inventaram uma câmera de som. É um equipamento capaz de gerar imagens em cores, que mostra os sons emitidos e a intensidade deles.

camera_sonora

Esta câmera sonora sobrepõe contornos, similares aos gerados por câmeras termais, sobre uma imagem do carro, ou qualquer outro equipamento, mostrando a origem dos diversos ruídos.

Ela pode ser usada para detectar barulhos de qualquer tipo de veículo, equipamentos, aparelhos, enfim, diversos dispositivos. Segundo Seok-Hyung Bae e Young-Key, do instituto KAIST, “esta é a primeira câmera de som portátil do mundo”.

O equipamento que tem formado pentagonal pesa 1,78 kg e mede 39 x 38 centímetros, e pode ser usado em qualquer tipo de ambiente. O aparelho conta com cinco conjuntos espirais com 30 microfones digitais de alta sensibilidade, capazes de detectar fontes de ruído transientes e estacionários.

Tudo isso funciona porque há um hardware dedicado, baseado na tecnologia FPGA, analisa as ondas sonoras dos diversos microfones, reconstruindo o caminho das ondas até sua origem.

Dentro desta câmera há outra, digital, que fica no centro da câmera de som, para que a imagem final sobreponha a imagem dos sons sobre a imagem real do objeto que está sendo fotografado. Com isso é possível saber exatamente onde está local do ruído.

De acordo com o Professor Bae, os “ruídos anormais provenientes de equipamentos industriais têm frequências relativamente elevadas. Nosso aparelho tem uma faixa de medição de frequências altas entre 350 Hz e 12 kHz, o que permitiu reduzir seu tamanho e peso em 60% e 70%,”

A câmera está sendo comercializada pela empresa SM Instruments, empresa criada pelos pesquisadores, para vender o equipamento portátil.

Mais inovações do mundo automotivo você encontra em: Noticias Sis Carros [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Rangel C. Bacher é Analista de Sistemas Web. Site: Datacode marketing digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *