As políticas de segurança não devem existir apenas no papel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vivemos no mundo interconectado e digital, no qual toda empresa necessita de políticas de segurança tanto para proteção de ameaças externas, exemplificadas por competidores e malfeitores, como para controle das ameaças internas, que podem decorrer do abuso de direitos e acessos indevidos dos colaboradores.

Quando uma empresa é pequena ou recentemente constituída, as regras de segurança tendem a ser mais flexíveis ou inexistem. Desta forma, o que se verifica usualmente é a utilização dos recursos da empresa, como dispositivos pessoais, o compartilhamento das informações na nuvem de forma inadequada e até mesmo a administração em conjunto dos e-mails pessoais e corporativos.

Todas essas atividades acarretam riscos adicionais à empresa, criando assim a necessidade de limitá-los e o desenvolvimento de políticas de segurança.

A segurança da informação deve ser tratada como uma necessidade do negócio e não apenas como necessidade de tecnologia, pois o conhecimento e as informações corporativas são os principais ativos de qualquer empresa e necessitam ter sua confidencialidade, integridade e disponibilidade asseguradas.

Um dos passos mais importantes para se tornarem menos vulneráveis é a definição de uma política de segurança, um conjunto de normas e diretrizes destinadas à proteção dos ativos da organização. Para que seja efetiva, convém que a política seja clara, devidamente aprovada pela alta direção e com a definição das responsabilidades na gestão da área.

O passo seguinte é a comunicação de forma oficial e funcional para todos os funcionários e partes interessadas, como clientes e acionistas, a fim de demonstrar a devida cautela e o compromisso da empresa.

As políticas não precisam ser desenvolvidas do zero. Existem modelos propostos por padrões de segurança, que são o conjunto de melhores práticas e regulamentações do setor que endereçam itens específicos para setores específicos e que são facilmente aderentes ao contexto das empresas.

Entretanto, a política de segurança não pode ser um documento estático, e sim dinâmico, pois deve se adequar às necessidades do negócio, sendo alterada e revisada regularmente.

Para que sejam realmente eficazes, seu cumprimento deve ser cobrado e fiscalizado, havendo meios bem definidos de sanções para aqueles que não observarem as regras. Estas informações devem estar bem claras e divulgadas aos responsáveis.

Usando essas ações como pilares, torna-se grande a chance de fazer as políticas de segurança atingirem o objetivo de minimizar os riscos a que uma empresa está exposta. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Pedro Vieira, gerente de produtos da Arcon serviços gerenciados de segurança da informação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *