O empreendedor deve planejar estratégias nas mídias sociais

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Empresas de diferentes portes – inclusive microempresas – que atuam em segmentos distintos estão convencidas de que as mídias sociais são um ótimo meio para estabelecer relacionamento com o seu público e, por isso, estão marcando presença nessas plataformas.

Esses instrumentos vieram para ficar, tanto que as companhias americanas acreditam cada vez mais na sua eficiência e neste ano aumentarão em 63% o orçamento para ações em mídias sociais, segundo estudo desenvolvido pelo Marketing Sherpa.

Independente da ferramenta (Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin etc.), as empresas devem ter consciência que estão se comunicando com pessoas e construindo a imagem corporativa de seus negócios. Relacionamento e respeito são fundamentais nesse ambiente. Assim, as regras de etiquetas a seguir definem os primeiros passos para as empresas iniciarem a sua presença nas mídias sociais:

  1. Primeiro, escute. Essa regra é de “ouro”. Descubra formadores de opinião do seu setor, entenda o que o público diz sobre o seu negócio e os seus concorrentes. Com isso você saberá com quem deverá estreitar relacionamento;
  2. Apenas caminhe. Escolha uma mídia social de seu interesse ou um blog. Leia atentamente as histórias. Escolha uma que você tenha gostado e faça uma interação breve. Comece com conversas cuidadosas;
  3. Faça amigos. Fazer amizades no ambiente online é mais fácil do que fora dele, mas é preciso ser cuidadoso. Identifique um formador de opinião e tente uma conversa por e-mail. Retribua inserindo o link do blog dele no seu site ou na sua blogroll;
  4. Seja autêntico e transparente. Em relações públicas digitais, você precisa ser honesto. Mostre quem é, não se esconda atrás de e-mails genéricos. Faça uma apresentação com links que comprovem a sua identidade e vá direto ao ponto. Se você precisa que um blogueiro faça a análise de um produto, converse com ele sobre isso antes de enviar o produto, assim evitará uma situação delicada;
  5. Não seja mais um spammer. Evite replicar o mesmo conteúdo para diferentes mídias sociais. Cada plataforma possui um perfil de público, formas de interação e abordagens diferentes. Faça um estudo, planeje e encontre o formato adequado para cada mídia social. Evite enviar e-mails genéricos, como “olá, webmaster…”. Um spammer é visto como algo horripilante, desesperado e inoportuno. Você quer criar essa associação com a sua marca?

As regras de etiquetas apresentadas não exigem altos investimentos e são um caminho adequado que micro e pequenas empresas poderão seguir para iniciarem a sua presença nas redes. Porém, é fundamental desenvolver um planejamento prévio e fazer a gestão das mídias sociais, da mesma forma em que se gerencia qualquer ação de marketing e comunicação. [Webinsider]

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Mário Almeida (@almeida_mario) é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.

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2 respostas

  1. Ótimo texto!

    E para ajudar o empreendedor a manter sua página atualizada e aparecer no feed de notícias da sua audiência (de acordo com o algoritmo do Facebook), é importante utilizar uma das ferramentas de programação de posts!

    Eu utilizo a ferramenta Postcron (http://www.postcron.com/pt), a qual me permite programar e agendar posts, selecionar imagens de qualquer URL (como Dropbox e Instagram) e fazer upload para publicar, entre outras funcionalidades.

    É muito útil para mim, espero que seja para vocês!
    Sucesso =)

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