Negócios mais perto das pessoas: o empreendedorismo na web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que me chamou atenção para escrever esse artigo, foram vários pontos e momentos importantes em contato com o universo de empreendedorismo e inovação.

Estive em Austin esse ano no SXSW, um evento que fala de inovação, nos pontos de Música, Interatividade e Filmes.  Lá, tem uma área fechada para startups, onde empreendedores do universo digital podem mostrar seus produtos para investidores, curiosos ou interessados em colaborar de alguma forma.

No salão das startups, fiquei surpresa com a quantidade de empresas buscando  ser a próxima tecnologia que poderia revolucionar o comportamento social.

Já temos textos interativos com os Apps de Chat do Facebook e Whatsupp, temos fotos interativas com Instagram e, agora, a disputa pelo próximo “Instagram dos vídeos”.

Todos, com histórias e propostas diferentes, mas convergentes em descobrir uma “alavanca” tecnológica que ainda não tem seu caminho trilhado: o universo interativo dos vídeos.

Quem vai vencer essa corrida?

Aquele que entender melhor o contexto de convivência entre vídeos como resposta à necessidade das pessoas.

O mais importante no momento de empreender usando recursos interativos, não é a tecnologia, mas a forma como as pessoas poderiam lidar com ela.

E para você que quer empreender na web, tem dois caminhos determinantes que recomendo: um deles é compreender o universo interativo para concepção de produtos inteligentes, o outro é compreender o universo dos negócios.

Para os dois caminhos, tenho dicas de como começar.

Eventos

1. Entenda de pessoas e crie produtos interativos para elas

Em novembro, começa o ISA 2013 – Interaction South América 2013, um evento do IxDA que esse ano, tem sua sede em Recife. A cidade que já é um polo de inovação, agora traz relevância ao Design de Interação: uma das disciplinas  principais para  quem quer construir ferramentas inteligentes, com foco em pessoas.

Programação. Acontece nos 13 e 14 de novembro, no bairro do Recife no “Distrito da Interação”, onde serão realizadas 50 apresentações de artigos acadêmicos, 30 apresentações de cases de mercado, lightning talks, mesas redondas e 12 workshops, incluindo 2 ministrados pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdT).

Palestras. Formada por grandes autoridades mundiais nos campos de design, tecnologia e indústria criativa, a programação de palestras acontece no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco, nos dias 15 e 16 de novembro. Para compor a grade, a organização do ISA 2013 convocou 14 palestrantes de sete países diferentes: Estados Unidos, Holanda, Aústria, Portugal, Argentina, Brasil e México.

2. Entenda de negócios e crie produtos que sustentem você

E para entender de negócios, tem o PEC de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios da FGV/SP que oferece uma grade completa para colocar em prática suas ideias, sem perder o foco do negócio.

Público Alvo. O curso se destina tanto a profissionais que desejam empreender um negócio em um futuro próximo como a empreendedores que planejam expandir seus negócios.

Objetivo. Fornecer aos participantes uma visão abrangente sobre o empreendedorismo, dotando-os de instrumentos e técnicas para planejar, desenvolver e avaliar novos negócios. Ao longo do curso, o aluno trabalhará na elaboração de um business plan (plano de negócio) de um negócio de sua livre escolha.

Nas duas dicas, tenho propriedade na recomendação. O ISA eu acompanho desde os primeiros eventos no Brasil e pude ver a evolução que ele se tornou. Sou editora colaboradora, desde 2011 e esse ano, mais uma vez! Portanto, fique atento aos próximos posts sobre o universo de User Experience, Interaction Design, Arquitetura da Informação, Service Design, Design Thinking entre outros conceitos

E sobre o PEC da FGV estou experimentando: fui eleita uma das 10.000 mulheres empreendedoras do Brasil pela FGV e Goldman Sachs junto ao “Programa 10.000 Mulheres”. As aulas e professores não são exatamente os mesmos do PEC recomendado, mas o objetivo é o mesmo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *