Aprenda a administrar equipes com os seus cães: competição

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A competição é inerente ao ser humano. Seja para vencer os próprios limites e superar barreiras ou mesmo para “mostrar ao mundo” ou a alguém as suas capacidades e habilidades.

E aqui não julgo as motivações, mas sim as formas de se competir.

Há aquelas baseadas em brigas e rusgas e essas nem considerarei, todavia, há aquelas saudáveis, com o foco na superação.

Todos nós já participamos de projetos conjuntos e certamente, mesmo que de forma involuntária, pode ter havido alguma forma de competição, velada ou de maneira mais evidente.

E pelo menos para mim, essas ocasiões me fizeram ultrapassar limites e abrir novos horizontes. Valeram o esforço.

E, como sempre, meus cães vão me ajudar a ilustrar melhor esse conceito.

hanna_e_piquena

A competição saudável pode trazer boa motivação aos cães e aos profissionais.

Foco na bolinha

A Hanna, a Pastor alemão e a Piquena, a vira-latas adoram brincar de pegar e trazer a bolinha. E podem ficar fazendo isso por horas com a mesma alegria.

E o melhor: elas se respeitam. Quando uma pega a bolinha a outra volta tranquilamente. Já vi alguns cães cujos donos não os socializaram corretamente brigarem por não respeitarem os limites do outro.

E a competição sadia é baseada nisso, no respeito aos limites e no saber “perder” com dignidade. Quando um colega desenvolve uma solução melhor, parabenizá-lo e trabalhar em conjunto em prol do resultado final é a melhor prática.

Reconhecer qualidades nos outros não é sinal de fraqueza, de subvalorização. Ao contrário! Mostra que somos capazes de viver coletivamente, compartilhar sucessos e, acima de tudo, aprender com cada nova situação.

Aliás, vivemos em um mundo bem torto, em que se foca muito na ganância, não na evolução equilibrada. O melhor profissional é o que ganhou milhões e apareceu na Forbes… Balela!

Primeiro porque ele não chegou lá sozinho, certamente tinha uma boa equipe ao seu lado, para suportar as suas decisões. E, principalmente, porque ter mais grana não é sinônimo de vitória.

Quem tenta ser espertalhão e não respeita o outro pode levar uma dolorida mordida no traseiro…

Ao meu ver é melhor buscar a qualidade de vida no trabalho, o bom relacionamento com as pessoas e o bem-estar. Pelo menos é assim que tento parametrizar a minha carreira.

Mas voltando aos cães e à competição, é possível uma disputa gostosa e até mesmo divertida com outros profissionais. Basta que a nossa postura esteja nessa sintonia e a nossa visão seja para a excelência das soluções, não para “pregar medalhas ilusórias no peito”.

Porque sempre é bom lembrar: a nossa carreira vai muito além de vitórias momentâneas. Ela nos leva a trilhar longas estradas, subidas e descidas. E se tivermos pessoas interessantes ao nosso lado, bem melhor, certo?

Até mais!

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *