A solução dos problemas da sociedade é política

11 de agosto de 2013

Uma sociedade é um conjunto de autoridades, que cuidam das organizações, escolhem e resolvem determinados problemas. Que vão se tornando problemas das organizações para se manterem como autoridades.

A solução dos problemas da sociedade é políticaQuais são os problemas da sociedade, os problemas prioritários em uma sociedade?

Problema é a base de tudo. Há um problema, estuda-se, trabalha-se para resolver.

Mas quais problemas entrarão na roda das prioridades?

Uma sociedade, como tenho dito, é um conjunto de autoridades, que cuidam das organizações, que escolhem e resolvem determinados problemas.

Há uma relação direta entre o controle das ideias da sociedade e o tipo/qualidade dos problemas escolhidos. Quanto mais tempo houver um controle de ideias na sociedade, mais os problemas escolhidos para serem resolvidos vão girar em torno das autoridades de plantão.

É uma espécie de “lei da gravidade das autoridades” que atraem, aos poucos, os seus problemas para a mesa das decisões, deixando os que estão de fora das organizações com seus problemas para depois.

Os problemas vão se tornando os problemas das organizações para se manter como autoridades e não mais da sociedade que fez das organizações uma ferramenta para solução de problema.

O que deveria ser solução vira problema, pois começa a atrair para si cada vez mais investimentos para sobreviver e ignorando os princípios que as criaram.

Viram estabelecimentos voltados para si e conseguem, através do controle das ideias, convencer a sociedade que estão servindo a esta e não se servindo dela, o que vai minguando, aos poucos, a possibilidade da criação de trabalhos significativos, pois quem emprega é a organização.

Como elas se voltam para si, para resolver os seus problemas, os postulantes a trabalhos significativos logo verão que a organização não está lá para resolver problemas mais emergenciais que causam mais sofrimento na sociedade, pois a organização é uma falsa solucionadora de problema, com falsas autoridades.

Isso é algo que tenho visto nesse fim de ditadura cognitiva.

Muitos atribuem esse estágio de coisas ao capitalismo, mas me parece claro que isso vai acontecer em qualquer sociedade que passar muito tempo, independente do sistema econômico, com o controle das ideias.

Que dizes? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Uma resposta para “A solução dos problemas da sociedade é política”

  1. Douglas Arruda disse:

    Artigo muito interessante e pertinente com alguns fenômenos da nossa sociedade. Eu tenho refletido sobre isso através das inevitáveis comparações entre o nosso Brasil e o país estrangeiro que estou vivendo agora. Mais ainda por se tratarem de sistemas políticos tão diversos.
    Estou vivendo em Dubai, onde politicamente há apenas uma direção. Sem entrar no mérito do que é melhor ou pior como regime, é impossível não perceber o abismo quando o assunto é capacidade de realização. O quão rápido ocorrem as transformações e a surpreendente capacidade de criação e resposta às demandas econômicas. Isso não é só a mágica do petróleo, pois o maior produtor tem uma realidade diferente… o cerne da questão é que não se perde tempo com o aparato, o fim vem primeiro – como em qualquer atividade econômica.
    É novamente excluindo questões sociais e filosóficas do contexto, hoje eu entendo perfeitamente e reconheço o que um intruso como Jerome Valcke quis diz dizer com “chutar bundas” e “democracia demais atrapalha”.
    Cão com muitos donos morre de fome. Verdade verdadeira…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *