A Corrida da Saúde, game contra o câncer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que a goiaba e a abóbora têm em comum? Ambas são importantes aliadas contra o câncer. Enquanto a goiaba, rica em licopeno, auxilia na prevenção do câncer de próstata, a abóbora, rica em betacaroteno, tem um papel fundamental na prevenção do câncer de pulmão. Essa é uma das mensagens trazidas pelo A.C.Camargo Cancer Center por meio do game Corrida da Saúde.

corrida_da_saude

O game, disponível em www.accamargo.org.br/corridadasaude, está dividido em três fases, cada uma representando uma situação cotidiana: centro urbano, feira de rua e balada. Após escolher o personagem, o objetivo é cumprir o circuito de cada uma das fases somando o maior número de pontos. Para tanto, o jogador precisa capturar os alimentos saudáveis como água, leite, peixe, vegetais e frutas e evitar bebidas alcoólicas, refrigerante, alimentos fritos, dentre outros que, obtidos, subtraem pontos no placar geral.  Além disso, obstáculos surgem em cada uma das fases para confundir o jogador e dispersá-lo do objetivo: chegar ao final da corrida tendo capturado o máximo de alimentos saudáveis. “Por meio desse game, temos a oportunidade de inovar, usando o entretenimento, uma linguagem lúdica e a interação entre as pessoas como ferramentas para contribuir com a difusão da importância da adoção de hábitos de vida saudáveis para a prevenção do câncer”, destaca a Superintendente de Marketing do A.C.Camargo, Adriana Seixas Braga.

Estudos apontam que a alimentação equilibrada aliada à prática de atividade física frequente são importantes fatores de prevenção de câncer. No último congresso da ASCO, realizado em maio, um estudo norte-americano apontou que o bom condicionamento físico reduz o risco de desenvolver câncer e morrer da doença.  Os pesquisadores, liderados por Susan Lakoski, da Universidade de Vermont (EUA), seguiram os voluntários por cerca de 20 anos para ver quem desenvolveria câncer colorretal, de pulmão e próstata. Nesse período, 2.885 homens receberam o diagnóstico desses tumores e 347 morreram da doença. Dentre os resultados, os pacientes “em forma” apresentaram risco 68% menor de ter câncer de pulmão, um dos mais letais hoje no mundo.

A atividade física mostra-se ainda mais eficiente como protetora contra o câncer quando associada a um estilo de vida saudável que inclui o consumo de frutas, fibras, peixe e, ao mesmo tempo, evitando ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas, alimentos gordurosos e produtos industrializados. “Todos estes elementos, presentes no jogo, tornam o game não só muito divertido como também proporcionam uma forma lúdica de aprendizado sobre a importância da adoção de alimentação saudável e da prática de esportes”, define o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo, Gustavo Cardoso Guimarães.

Ainda segundo o especialista, que é o consultor médico do jogo, por ser voltado para todas as idades, o Corrida da Saúde é uma boa maneira de interação de toda a família, permitindo a pais e filhos a oportunidade de descobrir e aprender iniciativas que levam a um estilo de vida mais saudável. “Essa interação familiar pode ser um grande aliado para corpo e mente equilibrados. Isso não só melhora a autoestima como é um grande fator positivo para prevenir doenças”, define Guimarães.

Em Corrida da Saúde, o jogador tem três vidas para completar as três fases. O jogo também está integrado ao Facebook, possibilitando ao usuário compartilhar com seus amigos o seu resultado no game e disseminar a importância de ter um estilo de vida saudável e o conhecimento sobre prevenção do câncer. Os elementos espalhados pelo jogo são:

Pontos positivos para o placar geral

  • Água. Tem a função de hidratar, auxiliar no bom funcionamento do organismo e regular a temperatura corporal.
  • Goiaba. Rica em licopeno, que auxilia na prevenção do câncer de próstata.
  • Alface. Rico em vitaminas A, C e E, que ajudam no combate aos radicais livres.
  • Abóbora. Rica em betacaroteno, que ajuda a prevenir câncer de pulmão
  • Pera. Fonte de vitaminas A, C e potássio, que auxiliam na contração muscular, além do cálcio, que é utilizado na formação de ossos e dentes.
  • Maçã. Rica em antioxidantes, que auxiliam no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo o desenvolvimento de doenças como o câncer.
  • Peixe. Rico em ômega 3, que ajuda no controle dos níveis de colesterol.
  • Milho em espiga. Rico em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino prevenindo o câncer.
  • Leite. Rico em cálcio, que auxilia na formação dos ossos e dentes.
  • Brócolis. Rico em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, além de ser fonte de cálcio, vitaminas A e C.

corrida_da_saude1

Pontos negativos para o placar geral

  • Bebida alcoólica. O consumo em altas doses por tempo prolongado aumenta o risco de desenvolvimento de câncer.
  • Refrigerante. Bebida rica em açúcar e sódio. Por conter gás, pode provocar dores e desconfortos abdominais. Rico em ácidos, que podem prejudicar os dentes.
  • Coxinha frita, batata frita e pastel. Ricos em gordura. Quando consumidos em excesso aumentam a pressão arterial e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer.
  • Milkshake, pirulito e algodão doce. Alimento rico em açúcar. O consumo excessivo pode ocasionar aumento de peso, podendo levar à obesidade.
  • Cachorro-quente.  Contém compostos que, quando consumidos em alta quantidade, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de estômago.
  • Banana Split. Rico em açúcar e gorduras. O consumo excessivo pode ocasionar aumento de peso, podendo levar à obesidade.

Serviço

Game Corrida da Saúde

Realização: A.C.Camargo Cancer Center

Desenvolvedor: Agência Foster

Link: www.accamargo.org.br/corridadasaude

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *