Me conte qual é a sua história

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Quem é você? O que você faz? Tem algo para me contar?

Você pode ser um professor, blogueiro, jornalista, arquiteto ou mesmo um publicitário, seja quem for, todos querem contar algo. Querem que as pessoas saibam, vejam isso como importante e se lembrem. #fato

Imagine então se eu lhe fizer as primeiras perguntas. Quem você é? O que você faz? Qual é mesmo a sua história? Como você realmente me contaria?

Esse desafio ultrapassa o seu trabalho, sua carreira e até mesmo a sua história. O querer ser lembrado é um desejo tão comum, seja na publicidade, jornalismo, nas salas de aula ou mesmo nas redes sociais. Todos pensamos ter o que falar, acreditando que o outro vai ouvir.

Para te ajudar nesse caminho, indico dois livros wooow que certamente vão fazer teu mundo girar. O primeiro, Word of Mouth, você aprende um geral como fazer as pessoas falarem sobre o quer (fator Talk About), o segundo, Made to Stick, como fazer o que você diz grudar na cabeça das pessoas.

E sobre esse segundo assunto que escrevo hoje. Afinal, como fazer que você diz tornar-se algo importante, interessante e do qual o seu público lembre, para fazer o que você dele espera. Quer ver como?

01. Conheça o SUCCES

Antes de você sugerir os caminhos mais malucos para contar a sua história, vou logo encurtar o papo e te perguntar se o que você tem para me dizer tem S.U.C.C.E.S. Ou seja, Simples, Unexpected (inesperado), Concreto, Credibilidade, Emoção e Story (história para contar).

Esse anagrama do livro Made to Stick basicamente resume em um check list se esse seu papo pega ou não. E olha que nem precisa ter tudo, três ou mais estamos super bem. Quer tentar?

02. Para entender o SUCCES

Pense em algo que queira contar. Seja sua ideia, notícia, escrever um artigo, apresentar uma aula, palestra ou escrever para uma revista ou jornal. Seja o que for, avalie:

Simple? Qual a essência do que você tem a me dizer? Qual o resumo do resumo? Antes de iniciar pense se você sabe qual é o ponto. Encontre o core da história, mantenha simples e me conte o que tem a dizer.

Unexpected? Você está falando algo novo ou o que todo mundo já sabe? Algo comum ou consegue pegar minha atenção? É algo diferente, inesperado, que vai me manter atento, curioso e interessado?

Concrete. O que você está me contando é real? Consigo concretizar em algo? Eu ou qualquer outra pessoa pode facilmente ler, visualizar e lembrar da sua história? Tornar o abstrato em concreto,o imaginário em real.

Credible. Quem é você? Ou quem está afirmando essa história toda? Esse é um fato médico, uma pesquisa, um estudo? Qual a credibilidade, ou melhor de quem é a credibilidade para isso ser verdade? Me faça acreditar.

Emotional. Como isso é importante para mim? Quão relevante? O quanto vou realmente me importar? Mais do que um curtir, qual é o meu interesse, como me identifico e como faço parte disso? Eu quero fazer parte.

Story. Por fim, afinal qual a sua história? Você está contando algo que vai me inspirar? Uma história para exemplificar (e mostrar como eu e as pessoas devem agir)? O que você quer que seja realmente feito?

Afinal, como é o seu SUCCES? Você pode inclusive fazer um exercício com as suas memórias. Pegue exemplos que você lembra de crianção, notícias inesquecíveis ou história que nunca esqueceu. Faça esse exercício e aplique o SUCCES e veja o que elas tem realmente em comum.

03. O seu SUCCESS na prática

Enfim, a sua história pode ser simples, resumida um mimimi de 2 linhas. Você decide como vai ser. O importante é que tanto eu e você queremos que seja SUCCES #simplesassim. Ou seja:

  • 01. Que as pessoas prestem atenção (Unexpected)
  • 02. Entendam e se lembrem (Concrete)
  • 03. Acreditem e concordem (Credible)
  • 04. Se importem (Emotional)
  • 05. Façam parte (Story)

Entendeu? Anotou enfim o recado? Então na sua próxima aula, post no blog, artigo ou campanha nas redes sociais, lembre desse artigo e coloque um pouco de SUCCES no que você tem para contar. =) [Webinsider]

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Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

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