Oito dicas e boas práticas para criar um book trailer

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Se você tem um texto publicado em livro, de papel ou em meio digital, o book trailer é um recurso que permite atrair leitores com uma amostra do que você escreveu de forma dinâmica e visualmente atrativa.

Alguns pontos importantes para criar e produzir um book trailer efetivo:

1. O visual de um book trailer é como a capa de um livro, precisa ser chamativo e dar uma ideia dos conteúdos e temas.

2. A informação deve ser concisa e direta, com um tempo e corte ágeis. Selecione poucas palavras ou frases e algumas imagens. Uma boa música ou sonoplastia também ajuda a criar o ambiente.

3. Na criação e produção é importante achar o tom certo do vídeo.  Imagens em movimento pedem sincronia e equilíbrio de todos os elementos. A informação deve ser concisa e direta, focada na mensagem a ser transmitida.

4.  Objetividade é fundamental para divulgar um produto/criação.  Quanto mais direta e eficiente a mensagem, melhor.

Existem muitas técnicas e recursos para produzir um vídeo deste tipo, com variados orçamentos.  Para fazer um bom book trailer, contrate empresas ou profissionais que saibam entender o que você quer e o que será mais indicado no seu caso (o que podem ser coisas distintas).

Na dúvida, opte pela simplicidade. Mas faça, e passe a uma etapa fundamental, saber divulgar:

5. Não basta ter um bom vídeo pronto. É preciso colocá-lo nos pontos certos e divulgá-lo, seguindo uma estratégia que defina quais públicos é importante atingir.  Formadores de opinião, revistas especializadas, blogs temáticos, eventos relacionados e outros canais.

6. É preciso estimular também a interação, fazendo com que outras pessoas se envolvam e compartilhem. Acompanhar e responder os comentários, procurar canais importantes de mídia, gerar diálogo e troca de ideias.

7. Use palavras-chave e tags para indexar seu vídeo.  Crie frases e chamadas de impacto. Imagens e capturas de fotogramas também podem trazer novas visitas.

8. Saiba avaliar o resultado. Quem viu, como viu, de onde veio, opiniões, repercussões e avaliação. Não tenha medo de questionar suas ações e decisões e, se for o caso, ajuste sua estratégia de comunicação.

Ser tudo correr bem e atingir suas expectativas, pense em fazer mais vídeos. Um book trailer pode até gerar um canal do assunto e vários outros vídeos. Depoimentos, bastidores, entrevistas, outras versões do mesmo tema.

Podemos e devemos exercitar a nossa criatividade.  Na web temos a vantagem de que tudo pode ser mudado e aperfeiçoado. Use isso a seu favor.

Confira um exemplo de book trailer criado e produzido pela Fazer Comunicação:

A cigarra from Teresa Moraes e Roberto Tostes on Vimeo.

[Webinsider]

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Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

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Uma resposta

  1. Estou fazendo um book trailer como o trabalho da escola, gostei muito das dicas, e outra coisa legal,é colocar a capa do livro no final, só no final, e não pode ser muito longo.. Esse do exemplo, não gostei muito, 4 minutos de duração, não aguentei assistir… Sugiro que assistam o book trailer de “objetos cortantes” muito fantástico hahahaha

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