Quando tudo ao mesmo tempo agora é igual a nada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Impressiona observar o jovem Lucas T. diante de uma tela digital, qualquer uma delas – tablet, smartphone ou seu velho PC conectado. Janelas, abas e aplicativos formam um mosaico interativo alucinante, onde cliques, posts, upload das fotos da praia, emoticons, download de Up in The Air e chat com três amigos e sua namorada Cris, tudo acontece ao mesmo tempo agora.

No passado as coisas eram bem diferentes: para escrever era preciso papel e caneta. Para ler, precisávamos de um livro e um canto sossegado na casa. Para falar com o amigo, de um telefone e, para falar com outro amigo, só terminando a primeira conversa.

Para ver um filme, era preciso ligar a TV. Na hora de ouvir música, fechar a porta do quarto e ligar o aparelho de som. Como conteúdo e suporte estavam em “plataformas” diferentes, isto exigia de cada um de nós uma atenção especial para cada uma das atividades, ampliando seu sentido e significado.

A digitalização transformou a paisagem de nossos momentos. Com seu bulldozer fez uma terraplanagem brutal, transformando tudo em superfície lisa, uniforme e constante. Resta-nos transitar por este mundo plano, onde milhões de outros jovens como Lucas T. habitam. O mundo onde fazemos tudo ao mesmo tempo agora, o mundo onde não fazemos nada.

Notas

Digitalização. Neste artigo em particular, uso “digitalização” como a soma de dois processos: de um lado a conversão de diferentes mídias para formato digital, isto é, de átomos para bits. De outro, a existência de plataformas de hardware tais como tablets ou smartphones, capazes de permitir diferentes formas de manipulação destes conteúdos digitais.

Bulldozer. Trator com esteiras equipado com uma placa de metal frontal (conhecida como lâmina) usado para empurrar grandes quantidades de solo, areia, cascalho ou outro material durante a construção ou projetos de terraplanagem. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *