É possível planejar a nossa vida?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Já pensou o quão importante são seus objetivos? As metas são desejos, aspirações e sonhos projetados no tempo, pois o ser humano consegue, por meio do pensamento, imaginar-se no futuro. Ele é capaz de ver a situação do presente e visualizar como poderia ser lá na frente, de ver aquilo que ainda não existe e ainda possui capacidades e qualidades para suportar as adversidades e superar os obstáculos, com determinação, força de vontade e foco, acreditando em uma visão e em contínua direção aos objetivos.

Porém, para isso, precisamos reconhecer que nesse caminho podem existir incertezas e riscos, que a vida exige responsabilidade e compromisso com o percurso escolhido e contínuos processos de readaptação e inovação.

Desenvolver o olhar de “dono do negócio”, de empresário do próprio projeto de vida, também é essencial, pois, às vezes, além de não termos claro o nosso plano e onde o trabalho entra nessa estratégia, não temos definidos a direção e o real significado daquilo que estamos fazendo. Na verdade, a falta de autoprojeção no futuro comporta ações sem resultados, confusão e estresse.

Para se ter um futuro de sucesso, estabelecer um norte é uma ferramenta poderosa que está em nossas mãos para ser usada a favor do projeto de vida e da realização e que permite ter consciência das ações necessárias para concretizá-los. Para isso, podemos didaticamente refletir sobre alguns pontos:

  • Ouvir a voz interior. Silenciar diálogos internos, que mostram a autocrítica, para conseguir ouvir a voz interior e os desejos;
  • Definir objetivos. Descobrir o que se quer e focar nessa conquista, sem subestimar ou superestimar os obstáculos do caminho;
  • Ter foco, atenção e concentração. Não deixar que os desvios necessários para o caminho o tirem da meta principal;
  • Exercitar a mente. Visualizar o objetivo para que fique fixado na mente, porém sempre dando abertura a novas maneiras de atingi-lo, que podem ser mais eficientes;
  • Visão em ação. Saber avaliar tudo que precisa ser feito para se chegar à meta proposta;
  • Comprometer-se com a mudança. Utilizar o próprio poder pessoal para realizar mudanças e transformações na vida;
  • Redecidir. Sempre que necessário verificar a rota e, se for preciso, retomar o caminho anterior, ou mesmo seguir um novo percurso para se chegar onde quer.

Nada é mais desafiador do que viver de acordo com nossos sonhos, assim como nada é tão emocionante do que criar objetivos na mente, antecipando-se ao futuro, para, assim, colocar em prática as ações que nos aproximam da concretização da realidade imaginada. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Site: www.edushin.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *