Estou viciado em internet?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Estou viciado em internet? Deveríamos nos fazer esta pergunta com certa frequência. O tema vício digital foi matéria de uma revista de grande circulação nesta semana e ao que tudo indica, começa a causar preocupação nas famílias e instituições de saúde o crescente número de jovens que se afastam dos amigos, abandonam estudos e isolam-se do mundo, imersos em aventuras virtuais horas a fio.

Se no início da era da informação, o que tínhamos eram problemas de lesão do esforço repetitivo (LER) devido ao exaustivo uso de teclado, mouse e má postura, hoje o cenário é bem diferente. Com novos dispositivos móveis, interfaces amigáveis e programas cada vez mais atraentes, os problemas deslocaram-se do corpo para mente.

Não por acaso, as megacorporações que fabricam redes sociais e games empregam psicólogos e sociólogos, os quais auxiliam programadores na criação de interfaces, personagens e narrativas capazes de criar um “link” cerebral e emocional com o usuário. A dependência digital é comparada com outros vícios justamente porque afeta o sistema cerebral de recompensa.

Mas seria inocente pensar que o vício em internet é devido somente as novas tecnologias e seus bits brilhantes. É preciso olhar para nossa sociedade e descobrir a causa, a força que impulsiona o jovem para o outro lado da tela. É preciso olhar nos olhos, não no smartphone, é preciso conversar e não enviar um SMS, é preciso reaprender a viver com prazer os momentos que temos juntos. Se isto não existe mais, resta-nos mergulhar no ciberespaço.

Notas

Uso o termo “internet” neste post para sintetizar diferentes aspectos do ciberespaço, no caso: redes sociais, games e pornografia digital, por exemplo. Todos em maior ou menor grau podem levar o usuário ao vício.

Links

. Restart, especializada em problemas com internet, video game e uso da tecnologia

. Você é um viciado digital?, revista Isto é

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *