Mobilidade com privacidade é um desafio a ser superado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A utilização de smartphones, tablets e notebooks é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano. Como resultado, todos estão preocupados com a privacidade dos dados que circulam em seus dispositivos móveis. De acordo com recente pesquisa realizada pela KPMG International, intitulada The Converged Lifestyle (O Estilo de Vida Convergente), 90% dos consumidores estão preocupados com a ameaça de que informações e imagens pessoais arquivadas em dispositivos móveis sejam acessadas por terceiros. Os empresários também estão inquietos ante esse risco real, pois os aparelhos, ao mesmo tempo em que criam múltiplas facilidades e contribuem para a produtividade, também podem colocar em xeque a segurança das empresas, expondo seus diferenciais, estratégias de marketing, avaliações mercadológicas e conteúdos sigilosos.

Ainda que esta preocupação seja classificada como a angústia natural devido ao surgimento de uma nova tecnologia, a ameaça e o risco devem ser tratados com seriedade. Simultaneamente às oportunidades que essa revolução cibernética oferece para a conexão com clientes e consumidores de maneira empolgante, é preciso investir e pensar em níveis mais altos de segurança e privacidade.

Alguns dos benefícios mais atraentes dos dispositivos móveis podem ser considerados os mais preocupantes. Tamanho pequeno e design compacto também significam maiores chances de serem esquecidos no banco de trás de táxis ou em outros locais públicos. Interfaces de usuário simples e teclado minúsculo – pontos essenciais para a comodidade dos consumidores – também tendem a fazer com que os usuários utilizem senhas menores e menos seguras. À medida que o número de atividades habilitadas para dispositivos móveis aumenta, a quantidade de dados pessoais que precisarão ser mantidos em segurança nos aparelhos também aumentará. Ou seja, tais características e avanços irão tornar os dispositivos móveis mais suscetíveis a deficiências que poderão ser potencialmente exploradas por pessoas mal-intencionadas.

Após uma análise dos prós e contras, pode até parecer que os potenciais atributos de segurança e de privacidade dos dispositivos móveis podem, no longo prazo, superar em muito os riscos atrelados. Por exemplo, no caso de uma carteira perdida, o dono precisaria bloquear todos os cartões de crédito e a carteira de identidade e basicamente dizer adeus ao dinheiro dentro dela. Por outro lado, no caso de um celular perdido, todas as informações e todos os dados podem ser rapidamente transferidos para um novo dispositivo – mantendo dinheiro e identidade intactos.

Novas abordagens de segurança para dispositivos móveis estão começando a surgir, muitas delas utilizando as características exclusivas dos aparelhos para reforçar e aprimorar os protocolos. Por meio do recurso de geolocalização de um celular as administradoras de cartões, diante de uma transação suspeita, podem inferir – com um grau de segurança relativamente alto – se o titular do cartão estava, de fato, presente no momento da transação. Não é exagero prever a introdução de autorização biométrica por meio de uma câmera de dispositivo móvel ou de outras novas abordagens que trazem a ficção científica para a realidade.

Em vez de permitir que as preocupações com a segurança e a privacidade paralisem o desenvolvimento de uma estratégia para os dispositivos móveis, os executivos das empresas devem aderir a essa realidade e, sendo cautelosos e levando em consideração as oportunidades e os riscos inerentes, trabalhar para desenvolver uma estratégia sólida que seja capaz de reduzir riscos e proteger dados. Mesmo que cada empresa tenha a sua própria abordagem de segurança, existem algumas considerações comuns que devem ser globalmente aplicadas. Criar processos de segurança diretos e convenientes, orientar os colaboradores, garantir que seus desenvolvedores e líderes de TI considerem todas as implicações que impactam o perfil de risco da empresa, e priorizar a criação de controles e de processos de governança apropriados  estão entre os itens primordiais para qualquer companhia.

O ponto chave é que os executivos devem ser cautelosos com os riscos relacionados à privacidade e à segurança intrínsecos aos aparelhos, sem que isso prejudique suas estratégias móveis. Consequentemente, as pessoas capazes de gerenciar e mitigar os riscos enquanto prosseguem com as inovações móveis provavelmente estarão mais bem preparadas para liderar nesse novo mercado. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Frank Meylan é sócio da área de Information Technology Advisory Services da KPMG no Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *