A comunicação das redes de franquias nas mídias sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Que as redes sociais vieram para ficar, isso todo mundo sabe. Que são fortes aliadas a estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, isso também todos já estão cansados de saber. Mas o que dizer ou fazer quando a marca possui consultores de vendas online ou franqueados? Qual comunicação a empresa franqueadora deve adotar? Centralizadora? De autonomia padronizada? Totalmente livre? Veja o ranking das franquias nas redes sociais.

Para muitos, a primeira opção, a de centralizar a comunicação nas redes sociais, parece, a princípio, a melhor a ser adotada. Porém cada caso é um caso. Vejamos:

Uma comunicação centralizadora, aquela em que todo o discurso e ações estratégicas da marca para web são regidas pela própria franqueadora, requer mais atenção por parte da empresa e pode “engessar” o relacionamento com o consumidor online daquele determinado produto ou serviço. Isso porque o que pode ser uma boa estratégia para a região Sul, pode não ser para a Norte, por exemplo.

Já a chamada autonomia padronizada, a marca desenvolve sua estratégia de comunicação nacional, mas também planeja em parceria com as franquias de acordo com a região e suas necessidades. Dessa forma, cada franqueado tem liberdade para lançar uma promoção exclusiva na fan page ou em outra rede social que a sua franquia possua. Esse modelo ajuda cada unidade a trabalhar seu mercado com características regionais e seguir um norte bem definido por um planejamento estratégico de comunicação e marketing. Leia mais sobre esse assunto em nosso e-book.

A livre ou descentralizada, como o próprio nome revela, é aquela em que cada franquia ou consultor de vendas online tem autonomia para planejar sua própria estratégia nas redes sociais, sem necessariamente ter a mesma diretriz do que a matriz.

Um dos exemplos de sucesso nessa área de vendas on-line é o Magazine Luiza que adaptou o conceito de venda porta a porta e desenvolveu uma loja virtual em que os seus clientes puderam se tornar consultores de vendas, comercializando produtos que eles mesmos escolhem e vendem dentro de seus perfis no Facebook para os seus contatos dentro da rede. Assim, o Magazine Luiza estreitou ainda mais seus laços com seus consumidores que viraram mais que consultores, se tornaram disseminadores da marca e ampliaram o seu raio de ação na internet. Assista ao vídeo que explica toda a estratégia do Magazine Luiza:

Outro ótimo exemplo é da rede de restaurantes Spoleto que, junto com suas franquias, montou uma ação no Foursquare a qual o prefeito (mayor) de cada franquia, pessoa o qual faz mais check-in no perfil de determinada marca nessa rede social, pudesse escolher o prato que quisesse sem pagar nada por isso. Em uma ação conjunta com as franquias, a marca Spoleto conseguiu criar uma comunicação eficiente e segmentada. Assista ao vídeo dessa ação do Spoleto:

É importante ressaltar que os dois exemplos mencionados são do setor de produtos, de venda direta. Já no caso de serviço, é possível também às empresas dessa área de atuação se planejar e mensurar suas ações em conjunto com seus franqueados. Seja como for, uma coisa é certa: é preciso estar preparado para se relacionar com os consumidores da sua marca no mundo virtual e para isso é preciso desde já que a sua empresa esteja afinada com sua rede, seja ela de franchising ou de consultores. Pois, sem um bom planejamento para as mídias sociais, seu negócio tende a naufragar. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Luciana Lopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora e palestrante em marketing digital e atuante em e-Business desde 2001.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *