Sonhos, metas, objetivos e visão: entenda a diferença

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na teoria, há diferenças significativas entre sonhos, metas, objetivos e visão. Na prática, eles se misturam tanto que parecem a mesma coisa. Na verdade, são distintas perspectivas em torno de um mesmo assunto. As nuances que separam tais conceitos revelam a importância de cada um. Portanto, esse artigo tentará evidenciar o contraste, destacando a relevância de cada conceito para cada momento.

A origem

Na raiz desses termos há um desejo, uma vontade de realizar algo. Para ser atendido, esse desejo provavelmente dependerá da colaboração de outras pessoas. Logo surge a necessidade de comunicá-lo de maneira clara e persuasiva. Contudo, desejos são emoções. Eles aparecem de um estado de insatisfação, de incomodo emocional. Da necessidade de comunicá-los, surge a tentativa de mapear e estruturar o desejo, tornando-o acessível para todos os envolvidos.

O sonho

Enquanto o desejo não está minimamente claro e estruturado na mente de seu autor, pode-se dizer que ele é apenas um sonho. É a semente de um processo de mudança. Sonhos são confusos e abstratos. São emocionais e têm pouca utilidade prática. Todos sonham. É um processo natural. Quando começamos a interpretar o sonho, utilizamos a imaginação e iniciamos um processo de visualização.

A visão

A visão é o primeiro estágio do desenvolvimento. Ela ainda é abstrata. Ainda pode ser emocional. Porém, começa se tornar comunicável através de uma declaração de visão. Redigir a declaração é importantíssimo, pois o processo de escrevê-la permite e exige a estruturação do sonho. Nela, descreve-se as situações futuras que foram imaginadas, com o máximo de detalhes possível, até onde a mente alcança. Os meios para realiza-la não são importantes nesse momento. Porém, se você já tentou fazer esse exercício, sabe como é inevitável pensar no caminho a ser tomado… Nossa mente automaticamente passa a elaborar meios. Enquanto o coração sonha, a mente planeja.

Os objetivos

Objetivos são racionais e claros. Eles surgem quase que naturalmente quando a visão é suficientemente clara.  São as raízes do planejamento e etapas de um plano de ação. O aspecto emocional do sonho e da visão é importante. Todavia, a aplicação prática e a comunicação diária entre os envolvidos se torna muito mais fácil quando há elementos racionais, diretos, estruturados e ordenados. As pessoas podem entender a visão, porém só conseguem colaborar se os objetivos forem claros. Declarações de objetivos facilitam as tomadas de decisão, a priorização de atividades e o investimento de recursos (tempo, dinheiro, atenção etc.).

Ao perseguir seus objetivos, é provável que em vários momentos você se desvie do caminho, devido a distrações ou urgências. Também é provável que perca o ânimo, não conseguindo enxergar evolução nas suas ações, com um futuro nebuloso. Objetivos declarados, mas não realizados, parecem só aumentar a insatisfação, gerando um sentimento de incompetência e frustração. Uma vez declarados, os objetivos precisam ser realizados ou descartados. Guardá-los na gaveta é o pior a se fazer.

Há várias técnicas para manter a motivação e o foco nos objetivos. A mais comum e talvez mais funcional é o estabelecimento de metas.

As metas

O estágio final do amadurecimento dos desejos é o estabelecimento de indicadores e metas. Para manter-se no caminho e saber o que ainda está por vir, é necessário que as ações e resultados sejam medidos, gerando um histórico de performance e ritmo. Desse modo, fica fácil reconhecer se há evolução ou não. Também fica mais fácil saber quando insistir, desistir ou mudar de estratégia. Indicadores são quantificáveis. Metas são números a serem perseguidos. Quando você atinge uma meta, sabe que está mais próximo de sua visão. Isso é um grande estimulo, não?

Descascando a cebola

cebolaAcabamos de cortar ao meio uma grande cebola! No núcleo está o desejo. Em cada camada, ele amadurece e assume formas mais concretas e comunicáveis. Ao completar o processo, o desejo se torna sólido, quase real. Compartilhe sua visão, objetivos e metas e perceba a reação das pessoas. Isso é mais que um sonho que se sonha junto. É o mapa do sonho!

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *