O casamento entre design de interação e arquitetura urbana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nos dias do Interaction South América 2013, tenho acompanhado casos de experiências interativas em ambientes urbanos.

Em 2011, Caio Vassão, presenteou-nos com sua palestra sobre Ecologia da Interação, e este ano, com Gustavo Requena, pudemos ver alguns exemplos de experiências emocionais em espaços urbanos.

A interação em espaços urbanos também foi tema de artigos acadêmicos – “Riscos: interações sociais urbanas” apresentado pela jovem e talentosa Isabela von Mühlen Brandalise, onde um jogo interativo proporciona uma experiência de descoberta de novos espaços urbanos, a partir da gamificação de mapas.

Experiências multidisciplinares estão cada vez mais evidentes no perfil dos designers de interação.

Um expectador do evento comentou “no futuro, os designers poderão não fazer produtos”, inspirado pela palestra de Guto Requena, mas são responsáveis pelo desenho estratégico e prototipável do conceito criativo, para a realização dos projetos.

Comparando esse pensamento ao processo de Lean UX, que agiliza o processo de desenvolvimento de um produto criativo, apresentado por Josh Seiden, vem-me a seguinte questão:

Ao passo que a “softwarização” de produtos e serviços exige cada vez mais processos rápidos de prototipação e resposta dos usuários, o design de interação também caminha para o desenho de espaços interativos mais complexos, no sentido que exigem ferramentas simples de prototipagem, mas o ambiente de teste pode ser espaços tão complexos quanto os espaços urbanos.

As formas de pesquisa em URLs, também ganharam agilidade, e se tornaram complexos a medida que somos cada vez mais responsáveis pela compreensão do comportamento humano, o sistema mais complexo de todos.

Cabe a nós, designers de interação, a análise crítica e seletiva de processos que se adéquam melhor aos objetivos de cada projeto. A princípio, devo concordar com meu colega expectador: estamos cada vez mais desenhando novos conceitos de interação do que efetivamente, desenhando produtos.

Nos vemos na próxima rodada de palestras. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *