LinkedIn: seis estratégias para atrair recrutadores

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recrutador_linkedinUma das perguntas mais frequentes que recebo é: Como podemos atrair os recrutadores ao nosso perfil?

Após ler o artigo da Mashable sobre este assunto e achei que podia dar uma contribuição mais detalhada sobre esta importante matéria.

Embora o sucesso de um profissional à procura de emprego dependa das suas ações, um perfil visível e atrativo é muito relevante.

1. Perfil campeão

perfil_campeao

Os profissionais em fase de transição não têm perfis completos ou perfis campeões porque não apresentam cargo / posição atual!

Este elemento coloca-os em enorme desvantagem uma vez que nas pesquisas efetuadas, o LinkedIn tem a sua própria relevância que vai tipicamente nesta ordem:

  • Contatos de 1º grau,  que estão 100% completos, que têm mais contatos em comum e mais grupos partilhados e classificados por ordem decrescente;
  • Contatos de 1 º grau, que estão 100% completos e classificados por ordem decrescente;
  • Contatos de 2 º grau, que estão 100% completos e classificados por ordem decrescente;
  • Contatos de 3 º grau, que estão 100% completos e classificados por ordem decrescente;
  • Agrupar contatos partilhados que são de outra não relacionada com você, de 100% completa ou a mais próxima a ele, e classificados por ordem decrescente;
  • Todos os usuários LinkedIn com perfil completo;
  • Todos os usuários LinkedIn com perfil baixo;

Sete passos para que o seu perfil esteja a 100% e melhore a sua visibilidade nas pesquisas:

  • Adicione uma foto ao seu perfil;
  • Adicione um cargo / posição atual (identifique a função que procura profissionalmente);
  • Liste um mínimo de duas posições passadas que realizou, juntamente com as descrições destas funções;
  • Liste cinco ou mais habilidades no seu perfil;
  • Escreva um resumo sobre você;
  • Preencha o seu código postal e indústria;
  • Adicione as entidades onde obteve a sua formação acadêmica ou profissional;
  • Tenha 50 ou mais contactos de 1º grau;

2. Perfil rico em palavras

As pesquisas devolvem resultados em função da relevância de palavras-chave associadas à sua área de atuação / especialidade. O título profissional é muito valorizado e é uma das primeiras referências a ser vista por quem pesquisa. Queremos ter palavras chave em vários pontos do perfil.

perfil_completo

Cinco pontos para colocar palavras-chave

  1. Título Profissional
  2. Resumo
  3. Posição Atual e Anterior (no título da posição!)
  4. Descrição de funções por posição
  5. Habilidades

3. Construa relações estratégicas

Os candidatos à procura de emprego devem construir relações com pessoas estrategicamente colocadas em organizações relevantes e potenciais recrutadoras ou empresas do setor onde pretende trabalhar.

Deveres:

Siga as empresas.

siga_empresas

Identifique profissionais dentro das empresas alvo (os números à direita são clicáveis).

pro

Faça um convite PERSONALIZADO.

Envie uma mensagem de agradecimento (NÃO “chore” por um emprego – será uma péssima estratégia).

Consequências desta ligação às pessoas certas:

  1. Esses profissionais publicam ofertas de emprego.
  2. Quando pesquisarem profissionais, o seu perfil vai surgir nos resultados deles.
  3. Não só esses profissionais, mas também os seus contatos (contatos de 2º grau em relação ao candidato) poderão agora visualizar o seu perfil nas pesquisas.

4. Participe em grupos da sua área de especialidade

A participação em grupos vai trazer visibilidade ao seu perfil. Procure identificar grupos com poucos níveis de interação e onde possam existir recrutadores.

No processo de escolha dos grupos, pode avaliar o perfil do grupo e pesquisar os seus integrantes à procura de profissionais de recrutamento.

5. Interaja com recrutadores

Este processo relacional é importante, mas seja perspicaz e sensível na forma como se relaciona. Visite os seus perfis e procure elementos para discussão e conversa. É possível que venham visitar o vosso perfil.

6. Reforce o seu perfil com recomendações escritas e “endorsements”.

Os perfis de um candidato devem ter um bom registro de recomendações escritas e endorsements. Valorizo mais as recomendações escritas – veja artigo. Será um elemento para dar força ao perfil e o recrutador vai procurar essas referências para validar o candidato.

competencia

[Webinsider]

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Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.

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