Mercado: o que esperar de 2014?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Eis um ano histórico que vem por aí: a Copa do Mundo finalmente aportou no Brasil novamente, além das (famigeradas) eleições presidenciais. Dois acontecimentos bem impactantes na vida do povo brasileiro. E os negócios, como será que vão ficar?

Certamente será um ano bem movimentado em virtude dos eventos mencionados, mas, principalmente para o canal de informática, será o ano da mudança. O ano da reinvenção das revendas, onde terão que aprimorar seus negócios e serem muito mais profissionais do que nunca, melhorando suas ofertas, entendendo melhor certos aspectos (comerciais e tributários) e focar mais em suas atuações, esquecendo guerra de preços e, por vezes, dando um passo para trás para andar dois para frente. Isso não é um recuo? Não, é apenas a hora de olhar as oportunidades corretas, alavancar os negócios e ganhar dinheiro.

É o momento de aproveitar chances e difundir ofertas que o canal pode, e deve, se dar melhor: outsourcing de impressão e/ou computação, servidores, networking, suprimentos de impressão, acessórios, automação comercial, games, integração de PCs (criando ofertas p/ clientes SMB ou outro que não queria uma “marca”), software e muito serviço. Essa é uma antiga fórmula que todos falam, mas e na prática?

Quando falamos das atuações mencionadas acima, podemos gerar certas dúvidas: “é ano de copa, vou vender TV e projetores”; “como faço durante o evento para continuar vendendo?”; “vai ter eleição e o mercado vai parar novamente?”. Essas são apenas algumas questões que permeiam a mente dos empresários do setor, pois certamente teremos uma queda nos períodos de destaque.

Como aproveitar as brechas?

É hora de acelerar, usar o máximo de força nos momentos certos, atacar clientes específicos, como bares, restaurantes e similares, para se dar bem na onda da Copa do Mundo. Então surge a pergunta: mas os grandes varejos não vendem TVs e projetores em até 10 vezes? O grande varejo não vende produtos específicos voltados para certas utilizações, como TVs modo Hotel ou projetores mais potentes.

As revendas devem ser referências técnica para ajudar a montar projetos ou dar suporte quando necessário de imediato. Em ano de eleição, em geral o orçamento é gasto, incluindo editais e licitações para a área de tecnologia, é preciso se preparar para agarrar todas as chances e faturar muito. Estes são apenas pequenos exemplos de um mundo de possibilidades.

O ano será inconstante, mas se bem preparado, o canal pode lucrar como nunca, mas deve pensar nos seus objetivos, tê-los bem definidos. Assim, a forma como vai fazer isso será mais clara e certamente mais fácil. O ano de 2014 promete. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Bruno Coelho é gerente de marketing da AGIS, uma das maiores distribuidoras de informática do país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *