É impossível ter sucesso sozinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Um dos maiores erros que corremos o risco de cometer, na vida pessoal ou profissional, é acreditar que não se erra.

E a partir daí endurecer e exigir de todos ao redor mais do que se exige de si próprio. Neste mundo conectado, acreditar que é possível triunfar sozinho, desconsiderando a contribuição que existe ao redor, pode ser o início do fracasso.

Em qualquer conquista, raramente existe apenas um vencedor. Imagine um nadador, por exemplo. Se no momento da vitória ele acreditar que tudo aconteceu apenas pelo seu mérito, o prêmio, ao invés de subir para a estante, corre o risco de subir para a cabeça, transformando-se em atitudes que não privilegiam ou reconhecem a contribuição da equipe.

No caso do nadador, uma série de outros profissionais contribuíram para o seu sucesso: desde seu treinador, seu preparador físico, seu nutricionista, apenas para citar os mais próximos. Mas também há aqueles que costumam passar invisíveis e costumam estar longe dos pódios durante a celebração da vitória: o tratador de piscinas, encarregado da limpeza e da temperatura da água, o profissional de limpeza, que manteve vestiários limpos, o profissional que se encarregou de deixar suas roupas secas, garantindo conforto após o treino e por aí vai.

Nenhum sucesso é fruto de trabalho isolado. Até para que o sucesso seja caracterizado como tal, é preciso que exista o reconhecimento de outras pessoas. E as primeiras que o fazem costumam ser justamente aquelas que, de uma forma ou de outra, reconhecem nosso esforço e contribuem para que nosso empenho seja bem-sucedido.

Quando nossa humildade permite, ao recordar fatos positivos, em especial as conquistas profissionais, sempre perceberemos que uma rede de pessoas possibilitou isso, nos apoiando, facilitando processos e mostrando caminhos. Na nossa equivocada percepção de autossuficiência, tendemos apenas a nos recordar da rede que se formou para a oposição, dificultando as coisas para nós.

Quem acredita que sucesso é fruto de esforço solitário corre o risco de, um dia, ter que comemorar a vitória sozinho. Afinal, até o prosaico tim-tim de taças demonstra que conquistas precisam de, no mínimo, duas pessoas para serem brindadas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *