Psicologia organizacional na contratação de professores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A psicologia organizacional é o ramo da Psicologia no qual os profissionais atuam em empresas e organizações, geralmente na área de Recursos Humanos, no recrutamento e seleção de colaboradores.

Entre as atribuições desse profissional estão orientação, aconselhamento, treinamento, aplicação de testes e provas para a identificação de habilidades, aptidões e capacidades do candidato.

Em termos de bem-estar, a psicologia organizacional é responsável por programas de qualidade de vida no trabalho, melhoria do clima organizacional e satisfação dos colaboradores.

A contratação na rede pública

Na rede pública, a contratação de professores ocorre, na maior parte das vezes, por meio de concurso público. Ou seja, é “contratado” aquele que obtiver o melhor desempenho nas provas. É diferente do que ocorre na rede privada, onde nas contratações o profissional passa por um processo de recrutamento, seleção, entrevistas e avaliação.

Se nas empresas a atuação do psicólogo organizacional é de suma importância, na contratação de professores é ainda mais importante.

O profissional necessita de um bom clima e motivação para desenvolver um bom trabalho. Profissionais motivados são vitais para as empresas… e o mesmo acontece na área da educação.

Professores são formadores de cidadãos e precisam mais do nunca de um bom ambiente de trabalho, o que pode e deve ser proporcionado pela psicologia organizacional.

Se é possível desenvolver esse trabalho na rede privada de ensino, vale a pena o investimento. Afinal, grande parte da deficiência na educação do país decorre da desmotivação dos professores. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Cíntia Oliveira de Souza Pires é coordenadora pedagógica e Docente Universitária .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

13 respostas

  1. A motivação em qualquer ambiente organizacional deve ser vista como prioridade, pois para se fazer algo bem é preciso estar bem. Infelizmente a desmotivação dos professores na rede pública de ensino reflete diretamente na formação da nossa sociedade como um todo. Por isso acredito que a atuação dos profissionais de psicologia e de RH na contratação e no desenvolvimento de técnicas motivacionais, juntamente com um plano de carreira e salários é o único caminho para mudar o quadro da educação no Brasil.

    Parabéns pelo artigo.

  2. Cíntia Oliveira…

    Quero lhe parabenizar pelo artigo que retrata a realidade do cenário brasileiro, assunto de tema que foi demostrado e que a preocupação por muitas vezes e só a entrada para o sistema, não tendo o olhar no ambiente educacional para o profissional professor que forma vidas!
    Com todo carinho te dedico uma frase que tem tudo relacionado com a sua preocupação com o olhar educacional.

    “Os Educadores sonhadores jamais desistem de suas sementes mesmo que não germinem no tempo certo…Mesmo que pareçam frágeis frente asintempéries…Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera deles.O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrario, esse educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz .Ser professor é um privilegio.Ser professor e semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita.Ser professor é ser condutor de alma e de sonhos, é lapidar diamantes (CHALITA,2001).

  3. Meus sinceros parabéns pelo artigo.
    Além de muito bem redigido,encontra-se repleto de verdades e profundo conhecimento.
    Sucesso hoje e sempre.

  4. PARABÉNS CINTIA PELO ARTIGO MUITO BEM ESCRITO E ESCLARECEDOR,ACREDITANDO NESSAS IDEIAS QUE ESTOU FAZENDO O CURSO DE PEDAGOGIA,E PRETENDO COLOCAR EM PRATICAS.NO DECORRER DA MINHA CARREIRA PEDAGOGICA.

  5. Parabéns pelo texto!
    Ideias claras e com um grande significado!
    Achei excelente a maneira como falou e sobre o que falou.

  6. Parabéns pelo Artigo, o tema abordado é de grande importância para rede publica. Os professores da rede publica precisam deste suporte que a psicologia organizacional propõe, além da motivação que é de suma importância para qualquer profissional, deve ser assegurado aos mesmos um ambiente que favoreça um trabalho de qualidade.

  7. Cintia, Parabens pelo Artigo, muito bom! Texto feito com muita clareza e fundamento! Com certeza, ira ajudar muita gente! Grande profissional! Abraços

  8. Parabéns pela clareza da abordagem e por promover essa reflexão de suma importância para a docência na formação dos futuros formadores de opinião.

  9. Parabéns pelas ideias explanadas em seu artigo. Considero que as dificuldades enfrentadas na rede pública demandam uma necessidade extraordinária de um grupo de apoio ao professor, especialmente de psicólogo. A rede pública conta com excelente qualidade de professores quanto a sua formação, visto que são selecionados pelos concursos. Logo, precisa-se investir na qualidade de trabalho.

  10. Concordo plenamente com esse trabalho dentro da rede pública, que é a Psicologia Organizacional.
    Esse será um investimento, de grande valor e utilidade para todos nós futuros formandos de Pedagogia.

  11. Parabéns por mais um belo artigo. Ele me remeteu a uma antiga questão ainda pouco discutido pelos líderes brasileiros: a desburocratização na contratação de professores da rede pública. Espero que sua iniciativa possa disseminar esta ideia. Sucesso!

  12. Verdade a motivação em qualquer profissão é algo fundamental, e como diz na matéria o professor é formador de cidadãos e tem que ser sempre ouvido e motivado para desempenhar melhor a sua função.

  13. Muito bom o artigo, é a verdade clara e evidente da formação e colocação profissional de nossos educadores…parabéns…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *