Vale a pena investir nos livros digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Acabei de lançar um livro digital.  Deu bastante trabalho – para editar e colocar no formato adequado -, mas o resultado e repercussão estão superando minhas expectativas.

Livros de papel continuarão cumprindo sua função e tendo seu espaço, mas publicações digitais oferecem uma série de vantagens (não importa se pagas ou gratuitas):

1) Rapidez

A parte de projeto e elaboração editorial ainda conta muito, mas ao ter o produto pronto é mais fácil e mais rápido lançar e distribuir.

2) Plataforma

Um livro digital pode ser lido em vários dispositivos – smartphone, computadores, iPads, tablets e leitores Kindle, Kobo e outros;

3) Atualização

Mesmo após publicado você pode aperfeiçoar, melhorar, corrigir e atualizar com muita agilidade.

4) Custo

Você não se preocupa com custos industriais de impressão como papel, formatos, número de páginas e quantidades. E pode usar mais recursos como cores, fotos, gráficos e outros elementos visuais.

5) Controle

Com recursos de web você tem ideia da repercussão e controle de origem, sabendo e podendo analisar os resultados e avaliar estratégias.

6) Diálogo

Você pode trocar ideias com sua rede e contatos (antes e depois do livro estar pronto) ouvindo opiniões e estabelecendo uma relação direta com seus leitores.

7) Alcance

Pode expandir seu conteúdo para novas fronteiras.  Não se limita a um blog, site ou redes sociais. Ele pode ser replicado ou multiplicado em diferentes e novos canais

8) Durabilidade

Além de não ter desgaste de material, o livro digital pode ser lido agora ou anos à frente – trazendo resultados a curto e longo prazo.

9) Preço

Publicações digitais podem ser colocadas de forma gratuita ou ter alteração de preços com promoções temporárias. Muitos títulos colocam preços baixos para conseguir maior penetração e escala de venda.

10) Oportunidade

De forma geral é mais fácil colocar um título digital no ar, testando produtos ou aproveitando eventos e datas especiais.

11) Identidade

É um recurso importante para pessoas, organizações e empresas mostrarem seu trabalho, produtos, serviços, ideias e projetos.

Livros digitais não estão aí para acabar com livros de papel. Eles vieram para expandir o horizonte de leitura e abrir novas oportunidades de publicação.

Agora dá para escrever, ler e publicar mais. A web está aí para isso.

Dois exemplos de referência:

Não-ficção. Escrever e Blogar – três anos de blog em um livro digital – de Roberto Tostes – http://goo.gl/u2iUuo. Formato PDF.

Ficção. Cigarra – contos e crônicas sobre pessoas, sonhos e emoções – http://vimeo.com/73343509. Formatos: PDF e iBook – Apple. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

  • TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação –

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *