A percepção do valor da sua marca pelos clientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você dá desconto ou dá resultado para os seus clientes?

Essa é uma pergunta interessante para começar esse artigo com o qual falo sobre posicionamento de marca e geração de valor.

Qual é o posicionamento do seu negócio? Você gera resultados concretos e relevantes para os seus clientes ou faz um precinho camarada para fisgá-los?

Cuidado! Posicionar-se perante o mercado e principalmente perante os seus futuros clientes é fundamental para o sucesso da sua marca. Eu sei que a tentação é grande em aceitar qualquer oferta, mas seja firme. Afinal de contas, você é um especialista na sua área, tem domínio sobre o assunto. Sabe como alcançar os melhores resultados para os seus clientes. Não seria justo, não é verdade?

E posicionamento não é criar uma marca maravilhosa, um cartão de visita bonitinho, um site bacana… É mostrar verdadeiramente qual é o objetivo do seu empreendimento. Mostrar ao mundo a que veio, como costumamos falar. Qual é o seu diferencial?

Caminhando de mãos dadas com o posicionamento está a geração de valor. O que é isso?

Geração de valor é aquilo que o seu cliente ou prospect percebe que a sua empresa, produto ou serviço tem de diferente da concorrência. É quando, por exemplo, ele entende que você tem como objetivo não apenas vender o seu produto, mas principalmente ajudá-lo a decidir de forma segura pela compra com base no máximo de informações possível. É dar segurança para a sua escolha.

“Um consumidor seguro é um consumidor comprador”, já disse Conrado Adolpho, autor do livro 8Ps do Marketing Digital.

A construção de valor pode acontecer de diferentes maneiras e não ocorre de uma hora para outra. É como uma pessoa que você conhece hoje e vai construindo uma relação de amizade aos poucos. A marca e o cliente são as mesmas coisas.

Quando você ajuda o seu prospect, aquela pessoa que está interessada no seu produto, mas que ainda não comprou, a decidir se aquela é a melhor compra para ele, dando informações suficientes sobre o produto, formas de pagamento, garantias, prazo de entrega, melhores formas de uso e de conservação do produto etc. Você está gerando valor para ele em relação a sua marca.

Perceba que em nenhum momento eu falei em vender um produto qualquer da sua loja a qualquer preço. Veja que eu nem mencionei o fator preço. Mesmo porque esse consumidor que está indeciso pode não comprar agora. Mesmo com todas as informações que você passou a ele. Ele precisa ainda de um tempo para pensar, falar com a família.

Às vezes, a compra desse produto ou serviço vai pesar no orçamento doméstico porque ele já tem outras despesas. Então é preciso entender isso. Estou falando em ajudar sem intenção de vender logo de cara. É o princípio da reciprocidade. Você ajuda o consumidor com informações importantes sobre o seu negócio e ele se sente seguro em comprar de você, gerando valor para ele em relação a sua marca.

Veja um vídeo sobre o tema:

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Luciana Lopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora e palestrante em marketing digital e atuante em e-Business desde 2001.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Oi, Paula. É verdade. Sou do tempo da bolha e do estouro dela. Vi muita empresa crescer e falir muito rapidamente. Muitas histórias para contar. 🙂

    Grande abraço.

  2. Excelente artigo e muito bem escrito!!! Essa percepção deveria ser padrão na mentalidade do empresário brasileiro!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *