Perdeu a criatividade? Pare, respire e olhe ao redor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

criatividadeQuem depende da criatividade afinada para desenvolver projetos sabe que, de vez em quando, podemos passar por momentos de vazio e até mesmo por alguns apagões.

Seja pelo estresse do dia a dia ou até mesmo pelo excesso de trabalho, nem sempre conseguimos ter a ideia que se transforma em uma solução interessante.

Nem sempre conseguimos transformar as ideias em ações.

Mas o que fazer nesses casos? Bem, não existe uma receita ou uma fórmula mágica, e cada profissional tem a sua maneira de retomar os eixos.

Vou compartilhar a minha.

No início da minha carreira, era muito comum eu ficar vidrado no “objeto” a ser desenvolvido – um texto, uma linha de código, uma frase, a criação de uma sinopse etc.

Era como se eu colocasse uma lupa sobre determinado trecho de um livro e me esquecesse de tudo que estivesse em volta.

E isso era muito desgastante – tanto em termos de tempo quanto em relação à fadiga mental – e geralmente não trazia resultados satisfatórios.

Com o tempo (maturidade profissional), comecei a entender que as soluções podiam estar “fora” daquele foco. Aliás, podiam ser encontradas se eu desviasse o meu raciocínio para outras paragens.

Assim, quando algum processo emperra, paro, respiro e olho ao redor: saio com os cães, vou ler um livro, ver um filme, tomar um sorvete, jogar videogame, tirar uma soneca, enfim, permito a minha mente viajar para longe.

E quando volto ao foco, em geral, consigo boas soluções, ou pelo menos bons indícios para desenvolver melhor as ideias.

E você, como administra os vazios criativos? Compartilhe as suas experiências, pois, com certeza, elas podem ser bem úteis para os leitores.

Até mais! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *