Gestão de pessoas: use a excelência como motivação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Estudiosos em management vêm afirmando que alguns gestores de médias – e até grandes – empresas temem “estragar” seus funcionários, se passarem tempo demais satisfazendo as suas necessidades. Muitos desses gerentes acreditam que se forem bons demais com seus colaboradores, eles ficariam mal-acostumados e preguiçosos.

Porém, pode-se afirmar que “ser bom com as pessoas” não significa permitir que elas façam o que bem entenderem. Não significa deixá-las impunes quando não corresponderem às expectativas e, muito menos, oferecer privilégios especiais para quem não merece.

Diante disso, o principal ponto é: quando você trata as pessoas com respeito, consideração e luta para atender às necessidades delas, você conquista o direito de exigir padrões de excelência no desempenho dos seus funcionários.

Agindo assim, o gerente cria um ambiente organizacional adequado em que eles – os colaboradores – se sintam em condições de atender às suas exigências de excelência.

Na verdade já se sabe que, quando as pessoas atingem a excelência, elas se destacam aos olhos dos outros e experimentam a incrível sensação da realização de algo extraordinário. Ou seja, eles se sentem vencedores.

Quando os colaboradores sentem a emoção da realização nunca mais serão os mesmos e, a palavra “trabalho”, rapidamente assume um novo significado para eles. Isto é, eles passam a se respeitar.

Um dos grandes segredos organizacionais de hoje é que a maioria dos funcionários está extremamente ansiosa por encontrar motivação no seu trabalho.

Uma das formas de tentar motivá-los é solicitar que eles busquem a excelência e deixar que sintam o prazer provocado por dar o máximo de si, por ser melhor em algo na empresa.

Se os gerentes proporcionarem essa experiência às pessoas, nascerá uma nova força de trabalho e, certamente, aumentará a produtividade dos seus colaboradores. As pessoas que estão “marcando tempo” nas suas funções se transformarão num exército de pessoas altamente motivadas, capazes de realizar muito mais do que se espera delas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *