A (falta de) privacidade nos dispositivos móveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A McAfee divulgou os resultados de sua pesquisa “Amor, Relacionamentos e Tecnologia”. A empresa analisou respostas de 500 consumidores brasileiros que estão compartilhando e armazenando dados íntimos em seus dispositivos móveis, especialmente com seus parceiros atuais ou “ex”. A amostra destaca como o compartilhamento de conteúdo pessoal, como textos sugestivos, fotos de nús, vídeos sugestivos e senhas nesses dispositivos podem potencialmente levar a cyberstalking – que consiste no uso de ferramentas tecnológicas com o objetivo de perseguir ou assediar uma pessoa – e a exposição e vazamento de conteúdo privado.

Enquanto 98% dos brasileiros entrevistados usam seus smartphones para tirar fotos e 86% o fazem com tablet, 62% enviam ou recebem conteúdo íntimo, incluindo vídeo, fotos, e-mails e mensagens.

Dos entrevistados, 82% protegem seus smartphones com senha ou código de acesso. No entanto, 43% dos adultos brasileiros compartilham suas senhas com seu parceiro, enquanto 49% usam a mesma senha em vários dispositivos, aumentando a probabilidade destes dispositivos móveis serem hackeados.

“Com todas as histórias que ouvimos sobre fotos íntimas sendo vazadas, é difícil acreditar que as pessoas ainda estão compartilhando suas senhas”, diz Gary Davis, vice-presidente de negócios de consumo da McAfee. “Ultimamente, eles estão aumentando os riscos dessas fotos se tornarem públicas e, possivelmente, comprometerem sua identidade e reputação. Os consumidores devem tomar precauções e usar a segurança móvel para garantir que dados pessoais se mantenham privados”, conclui o executivo.

A McAfee aconselha os consumidores a não compartilhar senhas ou códigos para dispositivos móveis com quem quer que seja para ajudar a manter o seu conteúdo seguro. Os usuários de dispositivos móveis devem evitar o uso de senhas fracas que podem ser facilmente descobertas, como aniversários, números em sequência ou números repetidos. Ao invés disso, usar senhas de seis dígitos e palavras transformadas em números usando o teclado do celular é mais forte e esses formatos devem ser adotados.

Os resultados adicionais da pesquisa incluem:

54% dos entrevistados entre 18-24 anos de idade recebem conteúdo sexualmente sugestivo de alguém, a maior porcentagem de todas as faixas etárias. Mais mulheres estão propensas a usar seu dispositivo móvel para enviar e receber conteúdo semelhante (66% mulheres contra 58% das homens).

61% dos adultos brasileiros dizem ter armazenado conteúdo íntimo que receberam, em comparação com 64% que armazenam fotos intimas, vídeos ou mensagens que enviam. Daqueles que enviam conteúdo íntimo ou atrevido, 76% enviou esse conteúdo para os seus parceiros, enquanto que 17% dos indivíduos enviaram conteúdo semelhante a estranhos ou desconhecidos.

De acordo com a pesquisa, mais homens que mulheres protegem seus dispositivos móveis (79% homens contra 76% de mulheres). Dado o desejo de proteger seus dispositivos móveis e seu conteúdo a porcentagem é similar entre homens e mulheres (85% homens e 84% mulheres) interessados em adquirir capacidades embutidas de segurança biométrica (por exemplo, reconhecimento de face, reconhecimento de voz, reconhecimento de impressões digitais, etc).

O caso do ex

Enquanto 91% dos adultos brasileiros entrevistados confiam que seus parceiros não enviarão conteúdo íntimo ou informações privadas; e 75% pede para o parceiro apagar as informações quando terminam o relacionamento.

Além de senhas compartilhadas, 60% compartilha o conteúdo do telefone móvel e 63% compartilha contas de e-mail. No entanto, 79% dos entrevistados olharam o dispositivo móvel do seu parceiro para ver o conteúdo armazenado nele, incluindo mensagens e fotos. Já  27% das pessoas são sucetíveis a entrar na conta do Facebook de seu parceiro pelo menos uma vez por dia, e apenas 39% dos entrevistados admitiram bisbilhotar o ex nas redes sociais – a faixa etária entre 18 a 24 anos são os mais propensos a isso.

Sobre o estudo

A MSI Pesquisas realizou um total de 500 entrevistas online no Brasil com adultos de idades entre 18-54 anos. Os entrevistados foram divididos igualmente por gênero e idade, e alcançou distribuição geográfica de acordo com o censo. As entrevistas foram realizadas entre 30 de dezembro de 2013 e 16 de janeiro de 2014. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *