O site não dá resultados? Veja seis dicas para torná-lo vendedor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Seguem algumas dicas para você, empreendedor, construir um website realmente vendedor.

1sites

Dica 1. Facilite a vida do visitante

Seu website deve ser fácil, muito fácil! Nada de textos longos e letras pequenas. Não coloque muitas informações em uma página. Seja rápido e diga somente o que é realmente importante. Não sobrecarregue a atenção do visitante com blá blá blá institucional. Foque nos benefícios e soluções que você pode entregar, com frases vistosas, diretas e claras. Indique claramente a próxima ação a ser tomada, com um grande botão “comprar”, “assinar”, “contate-nos”, “saiba mais” etc.

Muitas empresas estão deixando de manter websites institucionais completos. Elas perceberam que isso é ineficiente e passaram a ter somente uma única página, com linguagem comercial, persuasiva, chamada de “landing page”. Ela é compacta, direta e bastante eficiente. Ah! Também é bem mais barata do que construir um website inteiro.

Dica 2. Design não é tudo

Pequenos empresários querem ver suas marcas grandes e reluzentes. Ter um website bonito, com animações e fotos impactantes é bacana. Porém, mais importante é ter um website vendedor, persuasivo e que seja encontrado facilmente no Google. “Bonitinho é ser encontrado”, como diz um amigo da empresa iD Publicidade. Isso significa que você deve ter um website “feio”? Claro que não! Porém, alguns recursos meramente decorativos são caros e deixam o website lento. Sites lentos são penalizados pelo Google e perdem posições.

Textos dentro de imagens e outros recursos tecnológicos utilizados em animações não são interpretados pelo Google e também geram perda de posições. Além do mais, se você é um pequeno empreendedor, pode gastar sua verba com coisas mais interessantes, não com firulas que atendem ao ego, mas não ao mercado. Preocupe-se mais com a qualidade da mensagem que seu website transmite, do que com a decoração.

Dica 3. Gere familiaridade

Sabe o que é mais importante do que captar visitantes novos? Captar visitantes antigos. É comum que as pessoas não comprem no primeiro acesso. Elas precisam de algum tempo para avaliarem melhor suas necessidades e então decidirem pela compra. Se sua marca não for lembrada ou encontrada nesse segundo momento, perderá a venda. Isso é especialmente válido para os segmentos de serviços especializados ou que requerem alto investimento. Quanto mais especializado e/ou caro for seu produto ou serviço, maior é a necessidade de estabelecer um relacionamento com o visitante, gerando lembrança e familiaridade.

Utilize seu website para iniciar relacionamentos. Utilize o e-mail e as mídias sociais para manter os relacionamentos. Aliás, e-mail marketing e Facebook servem para lembrar, não para vender.

Dica 4. Ganhe confiança

Manter o relacionamento vivo é fundamental para gerar confiança. Com comunicações recorrentes e relevantes, sua marca deixa de ser uma completa estranha e é promovida à “familiar”. Isso o coloca em uma condição privilegiada em relação aos concorrentes. Há outros elementos que podem acelerar esse processo, como a divulgação de depoimentos de clientes, prêmios, clipping, certificações, garantias, fotos da estrutura física etc.

Esses “elementos de credibilidade” devem estar espalhados pelo website ou pela landing page. Não espere que os visitantes acessem as páginas institucionais de seu website. Mostre proativamente que você é confiável.

Dica 5. Faça marketing de conteúdo

Produza conteúdos relevantes para seu público e distribua-os livremente, em forma de e-books, vídeos, artigos, gráficos etc. Já sei, você não tem tempo para isso! Bem… sinto muito, mas esse é o cerne da internet. As pessoas procuram conteúdos e, através deles, descobrem soluções para seus problemas. Se você não está presente com conteúdo relevante, espalhado em vários websites, então dificilmente será encontrado.

Produzir conteúdo é algo trabalhoso, mas também é fundamental para um bom marketing digital. Há agências especializadas na criação de conteúdos para a internet. Você pode utilizar a verba que economizou no design e contratar um serviço especializado. Conheço gente que não tem website, mas faz um excelente marketing digital, gerando conteúdo.

Dica 6. Para acelerar resultados, pague ao Google e segmente ao máximo

Nenhuma ação na internet gera resultados instantâneos. Há um tempo necessário para a propagação do conteúdo e formação de uma massa crítica de visitantes que podem alavancar os resultados. No entanto, se você quer acelerar, pode recorrer ao Google Adwords. Se aliado a uma boa landing page fácil e direta, com elementos de credibilidade bem posicionados e com uma boa estratégia de relacionamento para gerar familiaridade, seu investimento no Google Adwords pode gerar bons e rápidos resultados.

Provavelmente você já sabe disso. Mas aí vem a dica: para otimizar sua verba, limite a campanha a um segmento bastante específico. Assim seu anúncio será exibido mais vezes para as mesmas pessoas, gerando familiaridade.

Esse é o verdadeiro segredo da propaganda: estimular a memória para que a marca seja a primeira lembrança quando a necessidade surgir. Por que você acha que os grandes anunciantes da TV repetem à exaustão comerciais que já perderam a graça? Para manter sua memória viva.

Você pode saber mais sobre como construir websites de resultados lendo o livro Os 5 fatores de sucesso da internet. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *