Quer estudar no exterior? Treine a escrita acadêmica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em um ambiente acadêmico, algo tão crucial como a capacidade de se expressar oralmente é a habilidade de se comunicar mediante a escrita. Além de exigir um conhecimento consistente da gramática da língua inglesa, o sonho de se qualificar em uma universidade renomada no exterior requer noções consistentes do processo de estruturação de textos. Um meio eficiente de obter essa competência é por meio de bons cursos de inglês.

A seguir algumas dicas básicas a respeito da escrita acadêmica para quem almeja estudar em universidades estrangeiras.

Uma redação (essay) tem, basicamente, três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesse texto focaremos na parte introdutória.

Introdução

A parte inicial de um texto contém a tese (thesis) e tem importância fundamental no sentido de apresentar o tema de toda a redação ao leitor.

A introdução deve se iniciar com um “gancho” (hook), que inclui uma ou duas frases de certo impacto, visando atrair a atenção de quem está lendo e despertar também a sua curiosidade.

Exemplo de um “gancho”: We all dream about our wedding celebration, but when it happens, we do not know what to expect.

Em seguida, a parte introdutória de uma redação é formada pelo background information, que contém informações gerais que fornecem ao leitor uma visão mais ampla do assunto que será abordado.

Exemplo de um background information: I met my husband on a student trip to Honduras. After four years of letter writing and visits, we finally announced our engagement and planned for the event.

Por fim, a introdução de uma redação é finalizada com uma thesis statement, cuja importância está no sentido de resumir toda a redação (não apenas a parte introdutória). A thesis statement contém duas partes essenciais: o tópico e a ideia de controle (controlling idea).

Um bom exercício para desenvolver coerência e clareza em sua escrita é encontrar o tópico e a ideia de controle de algumas sentenças.

Exemplo: My wedding day was the most thrilling day of my life.

Resposta: Wedding day é a ideia central, enquanto the most thrilling day of my life é a controlling idea que define a direção tomada por quem está escrevendo a redação.

Em síntese, conceitos como os expostos serão essenciais para o desenvolvimento de textos concisos e coerentes que atendam às suas necessidades acadêmicas. É muito comum entre estudantes que experimentaram o ambiente universitário no exterior, o relato do imenso gap entre a escrita de colégio ou de cursos particulares no Brasil e a utilizada no nível acadêmico lá fora.

É deixar de escrever sobre você e sua família para começar a abordar temas mais complexos como Política, Economia e Filosofia. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Artur Salles Lisboa de Oliveira é especialista em Escrita Criativa pela Universidade da California Berkeley. Twitter @artur_slo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *