Software promete restaurar perda auditiva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Post patrocinado

hearing_guardian_headphonesHearing Guardian V1 é o nome da ferramenta com aplicação à saúde desenvolvida na Coreia com a tecnologia Earlogic (já presente na Europa, Estados Unidos e Ásia), criada na UCLA pelo Ph.D. Sang Yeop Kwak.

O programa tem como proposta gerenciar diariamente o estado real da audição, protegê-la dos sons em alto volume do cotidiano e restaurar a perda auditiva relacionada à idade e/ou a ruído excessivo, consequentemente melhorando a sensibilidade auditiva e sintomas relacionados à perda de audição como o zumbido.

“O programa é um gerador de sinal inteligente e sistema de condicionamento de som que tem a capacidade de testar a condição da audição detalhadamente e também prevenir a danificação dos ouvidos relacionada a ruído excessivo e idade”, afirma o Dr. Kwak, CEO da Earlogic.

O software, disponível para download gratuitamente para teste no site da Biosom, roda em todos os computadores e pode ser utilizado em qualquer lugar e por qualquer pessoa que queira proteger a sua audição dos males da poluição sonora cotidiana e do envelhecimento natural.

Como funciona

O programa, que roda tanto em PC quanto em Mac, atua inicialmente testando e gerenciando a audição do usuário por meio da emissão de sinais acústicos personalizados formados por tons de frequência e amplitude moduladas.

A partir do diagnóstico, no qual são verificadas quais as reais condições de ameaça sofridas pela poluição sonora do cotidiano, o programa divide a gama de frequências audíveis em nove faixas. Cada grupo de frequência tem a sua sensibilidade auditiva analisada pelo programa a fim de que sejam identificados possíveis danos.

Identificada a frequência auditiva problemática, o software inicia uma geração de sinal, que trata-se de um estímulo dos terminais nervosos danificados responsáveis pela audição localizados na cóclea.

A cóclea é a parte fundamental do sistema auditivo humano que tem como função transformar um sinal acústico em um sinal elétrico. As células ciliadas auditivas da cóclea têm sua distribuição similar a um teclado de piano. Se houver um problema em qualquer tecla, é necessário um ajuste do teclado. O software então atua como um ‘afinador de piano’. Caso ocorra um problema em uma tecla específica, o software detecta o problema apenas ativando a tecla danificada, a estimulando e a protegendo de maiores danos.

É recomendado que a pessoa utilize o Hearing Guardian durante 30 minutos, duas vezes por dia, ao longo de duas semanas para conseguir sentir os efeitos do programa.

A melhora auditiva está relacionada intrinsecamente à forma como a pessoa se dedicará à utilização do programa, por isso é preciso haver disciplina em seu uso.

A licença é gratuita para duas semanas, mas se você se interessar em estender mais um pouco o uso do software é só ligar para a Biosom e pedir uma nova chave de acesso. Veja também um vídeo tutorial.

Tecnologia Earlogic

Testes feitos com a tecnologia Earlogic demonstraram que se em uma faixa de frequência específica houver um dano sutil, continuar ouvindo o som de sinais dessa faixa no volume mínimo audível faz com que as células danificadas sejam fortalecidas e a audição seja protegida de maiores danos.

hearing_guardian_standAlém de evitar o agravamento da perda da sensibilidade auditiva e problemas de zumbido, seis a sete de cada dez pessoas que utilizaram produtos com a tecnologia Earlogic ao menos por duas semanas (duas vezes ao dia por 30 minutos), apresentaram melhora de mais de 10dB em sua capacidade auditiva.

A tecnologia foi devidamente aprovada pela KFDA e FDA, órgãos reguladores de alimentação e remédio dos governos da Coreia e Estados Unidos, respectivamente.

“A perda de audição é irreversível”. Essa afirmação faz parte do passado. Em 1999, uma pesquisa realizada em Harvard comprovou que um longo período de condicionamento de som em determinada frequência sonora melhora a sensibilidade da cóclea.

Depois da divulgação dessa pesquisa, grupos como o Instituto Earlogic de Pesquisas da Coreia e Grupo de Pesquisa Tecnológica Adaptive Neuromodulation GmbH (ANM) da Alemanha também comprovaram a eficácia do condicionamento de som para o tratamento de zumbido e a melhoria da audição.

Essas duas instituições desenvolveram uma tecnologia que permite recuperar em até 10dB a audição perdida no prazo de duas semanas, podendo melhorar sintomas decorrentes da perda auditiva, como zumbido e dores de cabeça.

A melhoria parte do pressuposto de que, apesar de as células mortas da cóclea não poderem ser regeneradas, as células disfuncionais são regeneráveis. A boa notícia é que a grande maioria dos casos de perda auditiva está relacionada às células disfuncionais que ainda não morreram.

Pesquisas

Os efeitos positivos da estimulação sonora sobre a audição têm sido estudados há várias décadas. Em 1999 os pesquisadores do Laboratório de Eaton-Peabody de Harvard Medical School relataram que o condicionamento do som aumenta a sensibilidade da cóclea. Desde 1988 os pesquisadores do instituto Karolinska, na Suécia, revelaram que a estimulação sonora moderada reduz a perda auditiva causada por ruídos traumáticos.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Earlogic Auditivo comprovaram que o nível de som da estimulação sonora melhora a audição em mais de 10 dB. (“Customized sound stimulation improves pure-tone hearing threshold”. Sangyeop Kwak and Eunyee Kwak, 34th ARO meeting, FEB 19~23, 2011, Baltimore, Maryland, USA).

Veja os estudos oficiais de cada instituto.

Pesquisa do mercado

O programa foi testado por mais de 20 mil pessoas só no Brasil. A Biosom recolheu os bancos de dados para obter feedbacks dos usuários e, assim, melhorar o programa. A empresa descobriu que o zumbido, a perda de audição e a hipersensibilidade (hiperacusia) são os problemas que o programa conseguia solucionar eficientemente.

Quando a causa dos problemas era ruído excessivo e envelhecimento natural, o programa conseguia solucionar quase 90% dos casos. A empresa descobriu também que o programa cobre de perda leve até a moderada. Quando o usuário está em um nível avançado de perda de audição, o programa tem mostrado mais dificuldade para reverter.

Com base nos feedbacks dos usuários, que você pode ler no site, a empresa está sempre desenvolvendo novos conteúdos e facilitando o uso do programa para que todas as pessoas possam utilizá-lo em casa com facilidade.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *