Sons e animações para complementar o valor das palavras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dô Minhoca

Quem escreve sabe que no ato da criação temos como companhia o silêncio, o sonho, o devaneio.

Às vezes, as palavras gritam dentro de nós, esperando para serem escritas. Debruçamo-nos sobre papéis ou telas brancas tentando decifrar aquilo que queremos dizer a nós mesmos ou a alguém.

Isso pode nos cansar e nos esgotar, mas também nos maravilha quando conseguimos produzir e finalizar algo que pode ser lido e entendido por alguém, mesmo um único leitor.

E isso quando vivemos num mundo em que as palavras têm fortes concorrentes, em fotos multiplicadas em milhões de dispositivos, em vídeos produzidos aos milhares, e em distrações que nos perseguem e podem nos tirar o foco a qualquer momento.

Sem falar na intensa velocidade de tudo: dias que parecem mais curtos, pessoas com menos tempo e nossas próprias agendas que nos pressionam e angustiam com tantos compromissos e tarefas.

De qualquer forma nunca se deu tanto valor às histórias, principalmente aquelas bem contadas.

Pois são elas, no meio de tanto turbilhão de barulho e torrente de informações que ainda conseguem frear-nos e fazer os olhos brilharem, o coração disparar, as lágrimas correrem, a saudade bater. Conseguem fazer-nos relaxar e até rir até de nossos medos, paranoias e obsessões.

Pois agora temos um novo recurso para valorizar mais as palavras e as narrativas. Os livros digitais estão falando e fazendo barulho, ganhando imagens em movimento.

Isso é bom, não prejudica a leitura. Expande o horizonte e pode conquistar novos leitores. Por trás de todos estes efeitos continua intacto o valor da palavra.

Eu tive agora, nestes últimos meses, a experiência de ver uma história antiga minha transformar-se num livro digital. Foi feito em formato epub3 que permite novos recursos como áudio, animação, narração e interatividade.

Não foi apenas um trabalho solitário, pois envolveu uma equipe de produção. Foi trabalhoso, muita troca de ideias e diálogo com a equipe envolvida.  Thiago Jamas, na trilha sonora, Silvio Vasconcelos na narração, José Fernando Tavares (da Simplíssimo), na parte de programação e animação.

Posso dizer como escritor, que fiquei surpreendido em ver como os recursos digitais podem dar nova vida a um livro.

Percebi que uma história é algo a mais do que escrevemos. Toda história tem alma.

Uma energia que cria e se recria, que de alguma forma se espalha e contagia. Seja lida, falada, contada, ou turbinada com recursos digitais, uma história sempre será uma história.

do_minhocaQue sempre achará de uma forma ou de outra, alguém para ler, reler, contar e recontar.

Para quem quiser conferir a história que escrevi e virou livro digital

Link para baixar uma amostra ou venda direta na loja da Apple:
https://itunes.apple.com/br/book/do-minhoca/id818361064?l=en&mt=11

Para comprar diretamente do iPad ou iPhone, entre no aplicativo iBook – loja – e procure por Dô Minhoca ou Roberto Tostes.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *