Dicas essenciais para quem quer trabalhar com SAP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A área de consultoria e projetos em SAP é uma das áreas mais concorridas hoje no mercado de trabalho de TI. Muitos profissionais da área de TI, e também de outras áreas de negócio, desejam trabalhar com este software, porém não sabem qual o caminho a trilhar. Vou tentar deixar algumas dicas aqui para diminuir um pouco as dúvidas.

Antes de mais nada, vale colocar uma breve definição do que é o SAP (segundo a própria SAP): O sistema SAP ERP — incluído no SAP Business Suite — é um software integrado de planejamento de recursos corporativos, de qualidade mundialmente reconhecida, destinado a atender aos principais requisitos de software das mais exigentes empresas de médio e grande porte, de todos os setores e mercados verticais, em qualquer país do mundo. O software SAP ERP é constituído de quatro soluções individuais que sustentam as principais áreas funcionais das organizações.

Muito bem, entendi. E agora, como eu faço para trabalhar com isso?

Pessoalmente, acredito que os dois melhores caminhos para entrar neste mercado são:

  1. Através de programas de trainees das empresas de consultoria SAP (hoje em dia, não só as grandes consultorias da área contratam trainees, como também muitas das médias e pequenas).
  2. Através do investimento em uma “Academia” (academias são o conjunto de cursos de formação em um determinado processo de negócio dentro do SAP, por exemplo Finanças (FI), Vendas (SD), Recursos Humanos (HCM), dentre outros) oficial na SAP e após a formação a busca de uma colocação no mercado.

Ambos os caminhos possuem prós e contras.

Se você já possui algum conhecimento e experiência em alguma área específica de negócio, por exemplo, em finanças ou logística, recomendo buscar as empresas de consultoria, e tentar o caminho da entrada como trainee. Geralmente nestes programas, é dada uma formação um pouco mais sintética do que em uma Academia oficial, porém rapidamente o profissional já “vai a campo”, sendo alocado como “sombra” em projetos com profissionais mais experientes, o que geralmente faz com que a curva de aprendizagem seja mais curta. Contras desta opção, vão desde a falta de uma formação oficial e formal da SAP, que pode fazer falta em algum processo seletivo futuro, até o fato de você entrar no mercado já com alguns “vícios”, por estar aprendendo de forma prática com profissionais mais experientes, que geralmente já carregam alguns vícios adquiridos através dos anos.

O outro caminho, com a formação oficial da SAP, também tem muitos prós, principalmente para quem tem pouca experiência na área em que deseja atuar, ou nenhuma experiência profissional prévia. Os grandes contras dessa opção são que os cursos geralmente são bastante teóricos, apesar de ter uma parte prática, e por vezes o processo de entrada nas empresas de consultoria após a conclusão do curso pode ser um pouco demorada. Outro ponto negativo é que geralmente os cursos oficiais da SAP são relativamente caros.

Para esses profissionais, também é uma boa opção buscar trabalhar em empresas do mercado tradicional que já possuam o SAP implantado e geralmente buscam profissionais com esse conhecimento para trabalharem como “usuários-chave” em seus projetos e demandas diárias nas áreas de negócio. O usuário-chave geralmente é o profissional que apoia a consultoria nos projetos do lado “cliente” e auxilia os consultores no entendimento dos processos da empresa, apoia na configuração das novas funcionalidades do sistema e também pode, posteriormente, ficar responsável pelo suporte do que for implantado nos projetos em que participou.

Seja qual for a sua opção escolhida, é importantíssimo lembrar que ademais do conhecimento dos processos e transações no software, é importante para o profissional que vai trabalhar com um ERP, buscar constante reciclagem e conhecimento específico dos processos com os quais irá trabalhar, por exemplo, se você vai trabalhar com os módulos que são impactados por legislação fiscal (FI, MM, SD) é importantíssimo estar constantemente acompanhando as mudanças tributárias e de legislação que são atualizadas, pois aqui no Brasil muitos dos projetos que são executados são para atender a essas novas legislações e tributos.

Buscar, também, o entendimento do processo completo, de ponta a ponta também é muito importante, se você vai atuar com um dos módulos da área de produção, por exemplo (PP, PM, QM), é interessante que você conheça um pouco sobre como o seu módulo de atuação interage e impacta com os outros módulos da cadeia de processo, justamente por estar trabalhando com um sistema integrado, onde qualquer alteração ou configuração em um módulo, pode impactar em muitas funcionalidades dos outros da mesma cadeia.

Essas são algumas dicas, e exemplos de como o profissional que deseja trabalhar com SAP pode iniciar a sua busca. No site da própria SAP, você pode encontrar o link com as consultorias que atuam na área de serviços SAP, no “Ecossistema SAP”, para quando necessitar dados de contato dessas empresas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Bom dia, gostaria de saber como obter essa chave de acesso do SAP? porque muitos empresas anunciam a vaga e pedem essa chave de acesso poderia me ajudar?

  2. Material SAP de diversos módulo e máquinas virtuais para estudo em casa, a maior biblioteca de conteúdo SAP disponível na internet 90% em português, com manuais explicativos e exercícios.

    Pesquisa de Cargos e Salários SAP
    Tabela Resumo http://madhug.esy.es/TABELA_RESUMO.pdf
    Tabela Completa http://madhug.esy.es/TABELA_COMPLETA.pdf

    MERCADO LIVRE Anúncios
    Material Sap Sd Mm Fi Co Abap Bw Bo Basis All (R$100,00)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753189547-material-sap-sd-mm-fi-co-abap-bw-bo-basis-all-_JM
    + Veja o detalhe de cada arquivo dos Pacotes
    > http://madhug.esy.es/detalhe.html

    Sap Máquina Virtual R3 Ecc6 Bw Bo Bpc Trm Hr Ps Sd Mm Fi Co (R$500,00)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755004017-sap-maquina-virtual-r3-ecc6-bw-bo-bpc-trm-hr-ps-sd-mm-fi-co-_JM

  3. Parabéns Guilherme!

    Muito importante estas dicas para quem pretende ingressar nesta área;
    Tenho experiência em Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de Rede, e estou fazendo curso de ABAP/SAp.
    Estou em busca de recolocação no mercado e as suas dicas são importantissimas.
    Obrigado!

    Edmilson Bastos

  4. Trabalho com SAP a 6 anos e agora quero que a empresa me pague uma Academia, mas me solicitarampara sinalizar como eu aplicaria meus conhecimentos adquiridos com esse treinamento em beneficio da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *