25 anos que passaram voando na história da internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há 25 anos, em março de 1989, o físico britânico Tim Berners-Lee estava no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, quando inventou uma iniciativa de hipermídia baseada na Internet para o compartilhamento global de informação.

Em 1990, Tim Berners-Lee escreveu o primeiro cliente Web e servidor em 1990. Suas especificações de URLs, HTTP e HTML foram refinadas como tecnologias de propagação da Web.

Em comemoração ao aniversário, veja no infográfico marcos dos primeiros passos até a ampla participação da população.

infografico-como-surgiu-a-internet-IPE

Infográfico criado pelo IPE, Internet para empreendedores.

De 1989 a 1994

Uma outra sequência da web também pode ser resumida nesta breve história:

  • Março de 1989: “Gestão da Informação: Uma Proposta” é escrita por Tim Berners-Lee (TBL) e distribuída para comentários no CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.
  • Outubro de 1990: Tim Berners-Lee começa a trabalhar em um navegador de hipertexto + editor usando o ambiente de desenvolvimento NeXTStep. Ele usa “WorldWideWeb” como um nome para o programa e projeto.
  • Agosto de 1991: o software web é disponibilizado na Internet via FTP.
  • Maio de 1992: versão de teste do navegador “Viola” de Pei Wei.
  • Fevereiro de 1993: National Center for Supercomputing Applications (NCSA) lança a primeira versão alfa do navegador Mosaic, de Marc Andreessen.
  • Abril de 1993: o CERN declara que a tecnologia WWW seria livremente utilizável por qualquer pessoa, sem taxas a serem pagas ao próprio CERN.
  • Maio de 1994: Primeira Conferência Internacional WWW, no CERN, em Genebra.
  • Outubro de 1994: É fundado o World Wide Web Consortium (W3C).

Precisa melhorar

No entanto, o verdadeiro potencial da web aberta como uma ferramenta para o desenvolvimento em todo mundo ainda precisa acontecer, e pode diminuir se os principais desafios não forem resolvidos. Alguns deles:

  • Como podemos conectar as quase três em cada cinco pessoas em todo o mundo que ainda não estão conectadas?
  • A nossa capacidade de usar a web para falar e organizar coletivamente está sob ameaça de censura e vigilância, qualquer usuário online está ameaçado por cibercrimes. Como podemos atender a sociedade a partir das necessidades crescentes de liberdade e privacidade online, bem como de segurança?
  • Como vamos promover um rico ecossistema de diversidade e inovação a longo prazo, ao invés de jardins murados menos férteis?

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *