Facebook, games e Oculus Rift

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

oculos_riftAs tecnologias de comunicação fizeram desaparecer as barreiras de espaço-tempo e agora estamos iniciando uma nova fase, onde novas tecnologias prometem transportar nosso corpo para “outros lugares”. Isto significa vivenciar universos paralelos ou metaversos.

Devemos prestar muita atenção aos passos do Facebook, porque hoje ele concentra a maioria dos internautas do planeta. No Brasil não é diferente – recente pesquisa da ComScore revelou que 90,8% brasileiros acessam redes sociais, sendo o Facebook a preferida.

Mas o Facebook, que busca cada vez mais engajamento e atratividade para seus usuários, é um zero à esquerda quando o assunto é experiência imersiva. Nesse sentido, são os games a bola da vez. Games onde jovens mergulham em universos paralelos por horas. Alguns deixam de ir para escola e até mesmo comer para ficar jogando, casos extremos que precisam de tratamento, como um vício.

O que Zuckerberg e seus amigos investidores estão antevendo é uma rede social do futuro e estão juntando as peças do quebra-cabeças. O Facebook tem a base de usuários, agora possui um dispositivo de realidade virtual. Falta uma plataforma para criar universos paralelos, metaversos tão atraentes quanto os dos games. É esperar para ver o que o Facebook vai colocar no seu carrinho de compras da próxima vez.

Notas

  • Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais, não necessariamente de imersão, ou seja, que desloquem os sentidos de uma pessoa para esta realidade virtual.
  • “A plataforma de hoje é móvel, e agora estamos começando a ficar prontos para a plataforma de amanhã”, declarou o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. “Oculus possui a chance de criar a plataforma mais social de todos os tempos, e mudar a forma como trabalhamos, jogamos e nos comunicamos.”
  • Game não é brinquedo. Segundo o Gartner, este “mercado” chegou perto de 93 bilhões de dólares de faturamento e em 2015 deverá atingir 111 bilhões de dólares.

Links

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *