Sete posturas de ouro para os escritores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Estamos vendo um número crescente de pessoas querendo escrever e mostrar seu talento. Seja em blogs, redes sociais, páginas pessoais, as palavras e ideias se multiplicam. Nunca tivemos tantos novos possíveis escritores. De todos os estilos, formas e propostas. Novos autores serão sempre bem-vindos.

Mas é preciso prestar bastante atenção em alguns pontos que vão definir o seu futuro e também o de quem batalha por isso, seja para sobreviver, por paixão ou simplesmente para não enlouquecer.

1) Um escritor deve consumir e ler livros

Seria ótimo para o mercado literário se essa enorme vontade de escrever e publicar pudesse reverter em maior venda de livros e e-books. De preferência nacionais, e melhor ainda: de novas editoras ou autores, ou independentes, estimulando o crescimento do mercado e novas oportunidades de publicação.

2) Conheça e valorize outros autores

Fora do mercado tradicional de grandes autores e grandes editoras, existe muita gente boa ainda esperando por reconhecimento ou por maior audiência. Com a internet fica mais fácil encontrar e também divulgar essas pessoas. É também a oportunidades de conhecer a história por trás dos autores que você mais gosta, suas experiências, erros e acertos.  Isso vale para escritores de nossa época ou mais antigos.

3) Seja exigente e cuidadoso no que escreve e publica

A facilidade de publicar e escrever na web tem também o risco da precipitação e do baixo controle de qualidade. Dá para ver em muitos textos erros básicos de português, construção de frases e vocabulário. Isso causa péssima impressão e afasta possíveis leitores.

Cuidado ao publicar um texto ainda incompleto. Você pode gostar dele hoje e se arrepender depois. Escreva e revise muitas vezes. Ouça opiniões de quem você confia. Deixe um texto separado por um tempo, para depois ler e criticar melhor. Revise friamente como se fosse de outra pessoa.

4) Descubra sua verdade. Não siga fórmulas ou tendências

Nunca existiram receitas para vender livros. Mas alguns atendem as oportunidades ou momentos específicos e se tornam fenômenos de vendas.  E nem sempre devido às suas qualidades literárias. Não se deixe guiar por estas fórmulas. Descubra o que você realmente quer escrever e siga seu próprio caminho.  Escritores vivem pelas palavras e não por outra coisa.

5) Escritores devem cuidar da sua imagem

Atualmente temos mais voz e espaço por isso precisamos estar certos da imagem e das ideias que passamos. Isso pode valer para diversos momentos.

Não é para cortar a espontaneidade, mas para ter cuidado. Mesmo em um comentário, e-mail ou em uma frase nas redes sociais você deve estar atento ao que está dizendo e como está escrevendo.

Saiba a hora de e o local certo para dizer as coisas que você precisa e quer falar.  Da mesma forma que você tem tanto cuidado ao escrever e elaborar um livro procure cuidar e valorizar sua imagem pessoal.

Isso também pode significar saber a hora de ficar em silêncio ou isolado de algo.

6) Escritores devem interagir com outros escritores

Qualquer círculo fechado demais pode limitar seu universo e a troca de ideias.  Esteja aberto a conhecer o trabalho de outros escritores. Observe, troque ideias e opiniões.

Não se limite a seu estilo ou proposta, se interesse por outras formas de criar e escrever. A web permite a você interagir com pessoas em qualquer lugar do o mundo. Aproveite a oportunidade para colaborar, trocar informações e experiências.

Participe de eventos e encontro com escritores. Saiba ouvir críticas, opiniões contrárias. Seja bom ouvinte e mantenha contato com aquelas pessoas que você se identifica e interaja mais. Mantenha um canal direto com seus leitores e aprenda com eles.

7) Escreva sempre

Mesmo nas horas em que não tiver vontade ou inspirado tente produzir algo. Precisamos praticar o exercício e a forma. Você pode alternar criações espontâneas com revisões cuidadosas, organização de informações, novos projetos, pesquisa de dados e referências.

Use a mente a seu favor. Tente explorar bem suas qualidades e defeitos. Organize sua rotina e ambiente de trabalho para produzir melhor e com qualidade.

Escritores são pessoas comuns como qualquer mortal.

Com sucesso ou não o que continua valendo é o ato de escrever.

Escrevemos para os outros, mas principalmente para nós mesmos.

Se quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho como escritor, veja as indicações abaixo.

Escrever e Blogar
– três anos de blog em um livro digital – de Roberto Tostes – formato PDF – gratuito –  http://goo.gl/u2iUuo 

E-book Infantil – DÔ Minhoca – booktrailer:

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Olá! Achei as dicas muito válidas. Algumas eu já me esforço para seguir há tempo, mas a 7 é a que tenho mais dificuldade de colocar em prática, porque como trabalho e estudo, em alguns dias não tenho tempo mesmo para escrever. :/ Enfim, a gente tem que aprender a administrar e fazer o possível para se dedicar à escrita sempre que der.

  2. Adorei as dicas. De fato, esses cuidados são muito importantes para quem deseja caminhar nesta profissão. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *