Gestor: pode cobrar seus funcionários, mas elogie também

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Independente do quanto um colaborador se identifica com sua equipe ou se orgulhe de integrá-la ele precisa ser reconhecido como indivíduo e, quando um gerente reconhece seus funcionários como indivíduos, ele satisfaz algumas das suas necessidades psicológicas.

Ou seja, satisfaz a necessidade que os colaboradores têm de sobressair e ser alguém importante. Existem algumas formas de reconhecer as pessoas no seu próprio ambiente de trabalho:

  • Elogios. A maioria dos colaboradores se realiza com um elogio e, às vezes, palavras são tudo que elas necessitam. Porém, quando o gestor for reconhecer as pessoas através do elogio ele deve escolher com cuidado suas palavras. Além disso, ele deverá se certificar de que elas refletem o que ele sente e pensa em relação ao colaborador.
  • Trabalhar ao lado do funcionário. Trata-se de uma das melhores formas de demonstrar admiração pelas pessoas. Quando um gerente arregaça as mangas e trabalha junto com seu funcionário, ele fornece uma das maiores demonstrações de reconhecimento. Na verdade essa atitude fala mais alto do que qualquer palavra, além de ser um excelente fator motivacional para qualquer colaborador.
  • Promoções. Às vezes palavras não são suficientes, pois muitos funcionários necessitam de maior demonstração de reconhecimento. Quando eles crescem, progridem no cargo e dominam sua função eles esperam ser reconhecidos através de uma promoção a um cargo mais elevado.
  • Reconhecimento financeiro. Assim como as promoções, existem ocasiões em que o reconhecimento financeiro é o único tipo de reconhecimento que satisfará determinados funcionários. Quando um gerente fornecer aumento (ou bonificação) a um colaborador ele deverá associá-lo ao desempenho, deixando a pessoa saber o que fez para merecê-lo.
  • Maior autoridade. Quando um gestor estimula a capacidade de decisão de um funcionário, ele está informando que está satisfeito com as decisões tomadas por esse colaborador. Sendo assim, ele deve se certificar de que essa autoridade é igual à responsabilidade delegada.
  • Surpresas e regalias. Muitos colaboradores gostam de determinadas surpresas e, quando um gerente reconhece, surpreendendo as pessoas com atos de consideração extraordinários, ele transmite uma sincera admiração pelo funcionário. Outra forma de recompensar é conceder aos colaboradores privilégios especiais quando merecerem como chegarem um pouco mais tarde ao trabalho, sair mais cedo etc.

[Webinsider]

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Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

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