O profissional caranguejo, aquele que não anda para a frente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

crabs_migrations_cubaCaranguejo é um crustáceo que, devido as dobras de suas patas, sempre anda de lado. É uma característica da espécie.

O que isso tem a ver com o mundo corporativo?

Transpondo essa característica, percebemos que muitos profissionais andam de lado nas suas carreiras e não conseguem alcançar patamares mais elevados – apesar de muito serem profissionais de alta performance, são individualistas e com nível limitado de inteligência emocional.

Fique atento

Hoje para conseguir crescer profissionalmente é necessário muito mais que inteligência técnica (que é um conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado) e performance. É preciso ter muito mais que conhecimento técnico e desempenho. É necessário ter inteligência emocional e um sólido network.  Para criar a base sólida do sucesso e evitar o ciclo caranguejo é importante fortalecer conceitualmente o que é “inteligência emocional” e “network”.

Segundo Goleman, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter sucesso.

Network é uma expressão que representa uma rede de contatos, pessoas que você conhece nos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais. Não há segredo em conhecer gente nova. Seminários, conferências e feiras são ótimas oportunidades para travar novos conhecimentos. Aproveite essas ocasiões para se apresentar, mencionar onde você trabalha e deixe o papo fluir.

É importante se comportar de forma natural. Suspiros constantes e um tom de voz enfadonho são reveladores: as pessoas logo percebem que você está fingindo um entusiasmo que não existe.  Evite ficar olhando para os lados constantemente enquanto conversa com alguém, pois a impressão que fica é que você não dá a mínima para o que está falando. O importante é focar sua energia na curiosidade para aprender alguma coisa das pessoas a cada encontro. Afinal, todo mundo tem algo a passar.

Fuja do ciclo caranguejo e embarque no trem da prosperidade! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Leonardo Soares Grapeia - Administrador e jornalista. Editor do Website: www.leonardograpeia.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *