Comemore, mas não descuide da segurança da informação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ataques capazes de provocar “vazamento de dados” em ambientes corporativos podem ocorrer com maior frequência durante datas comemorativas e grandes eventos, como a Copa do Mundo, que acontece em junho deste ano. Em períodos como este, as empresas geralmente contam com número reduzido de técnicos no acompanhamento do ambiente de TI, fato que aumenta a vulnerabilidade das informações sigilosas.

Os invasores aproveitam as grandes datas comemorativas para efetuar ataques ou enviar ameaças disfarçadas, como cartões, mensagens que escondem malwares (softwares maliciosos utilizados para danificar, comprometer ou obter informações de um sistema de computação) e convites para festas ou eventos que direcionam a vitima a sites com conteúdo malicioso.

A segurança, durante grandes datas e eventos, deve ser a mesma aplicada no resto do ano: soluções de antispam e antivírus, consideradas as principais formas de prevenção. Outro detalhe fundamental é manter atenção redobrada por parte dos usuários.

Segundo pesquisa divulgada pelo provedor Arbor Networks, em 2013 houve aumento de 36% no número de ataques por ameaças persistentes e avançadas. Já um estudo apresentado pela empresa PwC, que analisou o mesmo período, registrou que a média de ataques por empresa subiu 25%.

Embora mais frequente em grandes empresas, o “vazamento de dados” também pode ocorrer em pequenos e médios negócios, já que todos podem ser alvo de ataques virtuais.  Uma pesquisa realizada em 2012 pela empresa Symantec, apontou que 50% dos ataques foram destinados a empresas com mais de 2500 funcionários. Entretanto, o mesmo estudo identificou 31% de tentativas de invasão direcionados a empresas com menos de 250 colaboradores, o que significa que o tamanho da empresa não é referência para os atacantes, e sim a relevância das informações que elas possuem.

Os descuidos das empresas são variados e vão desde a subutilização de tecnologias de segurança da informação, que acabam por ficar sem nenhuma administração ou acompanhamento adequado de um time técnico especializado, até a falta de políticas de segurança bem aplicadas.

O estudo realizado pela Symantec ainda identificou um prejuízo provocado por ataques estimado em 16 bilhões de reais somente no Brasil. Apesar dos dados, é difícil calcular o número exato do prejuízo porque muitas vezes a imagem da empresa também é afetada.

É necessário que ocorra monitoramento constante do ambiente de TI, além da utilização de tecnologias que auxiliem na proteção e identificação de vazamentos. Outra medida importante é a implantação de políticas de segurança bem definidas, para funcionários e colaboradores. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Leandro H. A. Silva, gerente de Segurança da Informação da Automatos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *