E-mail marketing: título malandro rende cliques, mas desagrada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Meses atrás recebemos uma newsletter do Twitter Counter com o seguinte título:

53tw

O quê, perdemos 53 seguidores? Assim de repente? Mas quem e por quê?

Lógico que a minha reação como gestor foi clicar imediatamente no link para verificar os dados na íntegra, afinal, 53 seguidores é um bocado de gente. E sempre trabalhamos duro para fidelizar, oferecer qualidade e um bom relacionamento. Estava ansioso para saber que bagunça fizemos.

Por que é que todas essas pessoas deixaram de seguir vocês no Twitter?

Não deixaram.

O quê? Jura?

Naquele período perdemos apenas dois seguidores e ganhamos cinco. Nada de anormal, portanto.

Mas então o título daquele e-mail…

Foi uma traquinagem da empresa para “obrigar” os clientes a abrir o e-mail e clicar.

Nunca nos passaria pela cabeça que o Twitter Counter faria tal coisa. Aliás, inicialmente até pensávamos ter-se tratado de uma simples falha nos códigos de personalização deles. Afinal, se têm acesso aos dados dos “unfollows”, seria de se esperar que pegassem nesses dados e os incorporassem no título do e-mail enviado a cada usuário (no nosso caso ficaria, por exemplo, “2 people unfollowed you on Twitter. Learn who they are!”). Assim ganhariam simultaneamente um título apelativo e uma excelente demonstração da própria funcionalidade que estavam anunciando.

Mas basta uma pesquisa rápida no Google para confirmar que aquele aterrador “53 people unfollowed you on Twitter” foi realmente o título de todos os e-mails que o Twitter Counter enviou aos usuários!

Mas crédito a quem merece: com tudo isto, o Twitter Counter conseguiu arranjar um dos títulos mais eficazes que alguma vez vimos! É impossível não ir lá imediatamente abrir e clicar, sobretudo para quem faz gestão de redes sociais. É uma pena que tenham usado esse título da pior forma possível.

Então deduzo que nunca mais vão querer ver e-mails do Twitter Counter?

Precisamente o contrário (embora tenhamos tido vontade disso quando vimos que nos tinham sacaneado). O Twitter Counter continua tendo diversas ferramentas e estatísticas úteis para gerir perfis do Twitter e parece que se aperceberam do erro que cometeram, dado que pouco tempo depois deste e-mail enviaram outro que somente perguntava (e ainda bem) “Who unfollowed you on Twitter?”.

Qual a lição a reter então?

Muito, muito cuidado ao pensar em usar títulos e assuntos “criativos” e fortemente agressivos. O limite entre sensacionalismo e charlatanice é tênue. Os seus subescritores podem estar dispostos a perdoar um embuste desses… Mas nunca se esquecerão dele. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Hugo Pascoal é Gerente de Marketing da E-goi Brasil, ferramenta de email marketing que oferece um alto nível de relacionamento, integrando vários canais digitais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *