A nova ortografia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Segunda_pessoa_do_singular_no_português

Toda vez em que se fala em reforma ortográfica ou nova ortografia dá medo de pensar que vou começar a escrever maça em vez de massa, ou caza em vez de casa ou ainda essessão em vez de exceção.

No meu simples entendimento, reforma é mais do que isso que eles fazem de vez em quando.

Reformar pra quê? Por que precisamos escrever da mesma forma que os portugueses, se nossa cultura é diferente, nosso povo é diferente, nossa sociedade é diferente, nosso “tudo” é diferente? Além do mais, essa reforma não deixa nosso português igual ao português de “trás os montes” e outros países que falam nosso idioma.

Aliás, a maioria deles ainda escreve acção, projecto, facto, económico e eu nunca vi uma reforma ortográfica com essas pretensões. Para eles não existe o gerundismo, pois usam o verbo na forma infinitiva (Eu estou a comprar um descapotável importado).

A propósito, descapotável significa conversível. Nesse caso, nossos patrícios estão a salvo do famoso Vou estar transferindo a ligação… que benção!

O certo é que, com reforma ou sem reforma, os dois idiomas ainda têm mais diferenças do que semelhanças, inclusive na forma como a maioria das palavras são pronunciadas. Eles dão a impressão de engolirem a última sílaba de todas as palavras…

Nesta última reforma, por exemplo, foi abolido de vez um antiquíssimo mal criado por algum doido, que ninguém mais aguentava. Agora vai ficar cinquenta vezes mais fácil escrever sem precisar tremar.

No fim, joia mesmo ficou o fim do acento agudo na vogal aberta e tônica dos ditongos ei e oi. Fim da paranoia apoiada por colmeias de androides linguistas. Mas não se empolgue: o acento agudo caiu só nas paroxítonas com esses ditongos. Portanto, você vai continuar pescando com anzóis, de chapéu e anéis. [Webinsider]

. . .

Um olhar voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A informalidade no texto publicitário

Público curioso, público exigente

A arte de programar e o futuro de nossos jovens

Cíntia Oliveira de Souza Pires é coordenadora pedagógica e Docente Universitária .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. A nova ortografia, tem sido bem complexa muitas palavras diferentes e de maneiras difíceis de compreender.
    Com isso de ditongo e cortar vogais de algumas palavras ou sílabas exemplificando palavras como foi dito de maça em vez de massa.
    Ou com frases escritas pensamos que estamos escrevendo certo e quando vemos está errado.
    Por isso vejo a ortografia um modo atualizado de escrever certas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *