Como a sua empresa atende os bons clientes?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Diariamente, dezenas de pequenas empresas com excelentes serviços sucumbem, mesmo atendendo bem seus clientes.

Como isso é possível?

Resumidamente, atendimento é custo e se não considerado na formação do preço, pode colocar a empresa em maus lençóis. Sorriso e simpatia são sempre de graça, mas estar à disposição para qualquer dúvida, faísca ou dor de barriga, isso tem um custo e costuma ser alto.

Na correria, tende-se a dar mais atenção aos clientes problemáticos, aqueles que fazem barulho por qualquer coisa. O bom cliente acaba esquecido e, de uma hora para outra, simplesmente pede divórcio! Por consequência, desenvolve-se relacionamentos comerciais cada vez mais improdutivos e não lucrativos, mesmo atendendo bem os clientes e se esforçando para mantê-los.

É comum que as empresas de serviços subestimem os custos de atendimento pré e pós-venda. Quanto maior a conta e/ou maior a complexidade do serviço prestado, maiores os riscos.

Para evitar essa armadilha que pode comprometer o futuro de sua empresa, separe o joio do trigo! Analise cada cliente e classifique-a utilizando critérios como lucratividade, relacionamento, alinhamento com objetivos estratégicos, entre outros. Depois, defina as diretrizes de atendimento e esforço para cada classe de clientes.

Você perceberá que alguns clientes não merecem tanta dedicação. Isso é natural quando não se administra uma ONG. O cliente não é um rei, mas um príncipe mimado que precisa de educação e carinho.

Lembre-se: pessoas diferentes merecem tratamentos diferentes. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *