SEO: cinco dicas para o seu e-commerce aparecer nas buscas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitas pessoas vêm me perguntar: “Como eu faço para o meu site aparecer no Google?”. Quando respondo que é um processo complexo e que envolve inúmeras variáveis muitos acham que é má vontade da minha parte. Porém quem é especialista em SEO sabe o que estou falando. Trabalhar com otimização de páginas para que elas apareçam no Google requer muita dedicação e trabalho.

Então vamos começar pelo começo: SEO é a sigla de Search Engine Optimization, mas também é conhecido aqui no Brasil como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. Estes nomes todos meio que já explicam sua função, que é otimizar uma página ou site em uma melhor posição nos sites de busca.

O SEO, não possui uma fórmula mágica, já que o ranqueamento de um site depende dos algoritmos dos sites de busca, mas existem algumas práticas que são conhecidas e que geram resultado na hora da pesquisa. Ah! Vale lembrar que estas práticas influenciam a busca orgânica, ou seja, aquela onde você não paga pelas palavras-chave.

A otimização de sites pode ser dividida em duas partes, são eles on e off site. Os fatores on site estão mais relacionados à ferramentas técnicas que irão facilitar a indexação no Google e demais sites de busca. Já a parte off site analisa como os outros sites se relacionam com a sua loja virtual. Juntando todos estes fatores, os sites de busca determinam uma nota de relevância da página e quais são as palavras-chave relacionadas a ela. Pois vamos então para algumas dicas de otimização!

1. Pense no cliente

Este mantra vale para tudo, e também para a otimização de sites! Explico: os algoritmos do Google estão trabalhando cada vez mais para o entendimento e compreensão do usuário e não da máquina. Portanto, antes de querer agradar o Google, pense em como ajudar o cliente – e assim você agrada o buscador também.

2. Pense em títulos intuitivos para cada página

Um título bem feito não é tudo, mas é grande parte para que o seu cliente clique e entre no seu site. Pense sempre como o cliente e se pergunte “de que forma ele procuraria este produto?”. Tente ser o mais descritivo possível. O mesmo vale para a URL da sua página!

3. Tenha uma boa estrutura de URLs

Por falar em URLs, use palavras nas URLs, e não números. Isso é importante para uma melhor indexação no Google, e também na procura do cliente. Além disso, uma URL com pouquíssimos ou nenhum número deixa uma aparência mais “amigável” ao cliente.

Ah, e mais uma vez: não repita URLs! Isso não faz com que o Google e demais buscadores indexem a mais sua loja.

4. Tenha um site com navegação fácil

Crie uma boa árvore mercadológica do seu site. Pense em categorias, subcategorias e assim por diante. Faça com que a navegação em seu e-commerce seja lógica, tenha um fluxo natural.

5. Divulgue o seu site de maneira correta

Esta parte é mais demorada e requer bastante dedicação, mas é aí onde a mágica começa. Escreva! Fale sobre seu produto, fale sobre assuntos relacionados ao seu negócio! Procure se tornar referência no nicho em que você atua. Com isso você constrói uma relação de confiança entre sua marca e seu cliente. Ah, e não esqueça também das redes sociais. Saiba onde seu público está e interaja com ele. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *