Wi-fi gratuito para todos

09 de junho de 2014

O direito de se conectar deveria estar em pauta no Congresso, pois é uma forma efetiva de promover a inclusão digital. Temos a difícil tarefa de fazer com que nossos políticos tomem ações efetivas.

As pessoas pobres e analfabetas do planeta estão numa crescente desvantagem e correm o risco de serem deixadas para trás. A web adicionou uma nova dimensão no gap entre países do primeiro mundo e os que estão em desenvolvimento. Nós precisamos começar a pensar no direito de se conectar.
Tim Berners-Lee (físico e cientista computacional, criador da WWW, 1955-)

Entre os serviços públicos que nosso governo deveria prover para os cidadãos deveria estar o acesso à internet wi-fi, gratuita, para todos. Muita gente ficou contrariada com o fato de que metade dos estádios da Copa não vai oferecer acesso à internet, mas a questão é bem mais séria.

No Brasil, a maioria das escolas públicas não oferece acesso à internet para seus estudantes e quando isto ocorre é por meio de uma paupérrima banda larga: “Em 26% das escolas públicas brasileiras, a velocidade gira entre 1 e 2 megabites (dados de maio de 2013)”. Afinal, se os estudantes estão recebendo tablets, do que servirão estas ferramentas sem acesso à internet?

É fundamental que hospitais públicos ofereçam acesso wi-Fi gratuito para seus pacientes, médicos e parentes. A conectividade irá permitir o compartilhamento de informações sobre o estado de saúde do paciente, o acompanhamento do quadro clínico e também trazer mais conforto para família dos doentes.

É fundamental que todos os órgãos públicos, em suas sedes e filiais, ofereçam wi-Fi gratuito para que os cidadãos possam acessar bases de conhecimento, protocolos, processos e documentos. Isto certamente irá evitar filas e minimizar a burocracia.

É fundamental que os governos municipais ofereçam para a população acesso à internet de forma ampla e gratuita. Segundo dados do IBGE, apenas 13% das cidades brasileiras oferecem wi-Fi de graça, isto é vergonhoso.

O direito de se conectar deveria estar em pauta em nosso Congresso Nacional, pois é uma forma efetiva de promover a inclusão digital. Temos a difícil tarefa de fazer com que nossos políticos tomem ações efetivas. Mais bits e menos bola, por favor.

Nota

O foco no acesso wi-Fi faz sentido se imaginarmos o aumento do acesso à internet por meio de dispositivos móveis no Brasil. Segundo o IBGE, o crescimento do uso pessoal do celular por brasileiros com mais de dez anos foi de 107,2%. Para efeitos de comparação, os números de acesso à internet foram um pouco maior, com 143,8% de aumento. Dados de maio de 2013.

Referências

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *