O verdadeiro foco do design thinking 3.0

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

design_thinking(A partir do livro “O que é Design Thinking?“, de Rique Nitzsche).

O modelo mental é um conceito que considero importante para discutir o Design Thinking 3.0. No livro do Rique ele chega a usar o conceito de “plataforma diferenciada de pensar”.

Eu acredito que temos plataformas ou modelos mentais que variam na conjuntura e na estrutura da evolução da sociedade humana.

Na conjuntura, aparecem os modelos mentais individuais e suas variantes regionais e culturais, influenciadas pelos fatores sociais, políticos e econômicos. Na estrutura, temos as macro tendências, que variam com as Eras Cognitivas e o modelo de circulação de ideias hegemônico ou Ambiente Cognitivo, bem como, o movimento do Pêndulo Cognitivo: contração e expansão.

Nas mudanças conjunturais ou estruturais há necessidade de se mudar o modelo mental para se adaptar de “a” ponto de partida para “b” ponto de chegada.

Nestas rupturas de um ponto a outro é preciso trabalhar a cabeça das pessoas para romper com modelos mentais passados.

Isso é algo que o design thinking deve assumir como missão.

O Thinker tem que ter uma visão do cenário e analisar os pontos de deficiência do atual modelo e do que deve ser feito para superação. Há aí um trabalho cujo o foco é mudar cabeças de maneira estratégica. Assim, quando falamos em design puramente, estamos trabalhando com a produção de produtos e serviços.

É um estágio abaixo do design thinking. Mais prático e menos estratégico.

Quando falamos de design thinking, a meu ver, o objeto não é o produto, ou serviço, que serão feitos depois, mas a mudança do modelo mental, que impede que um conjunto de produtos e serviços sejam feitos de forma melhor.

O Thinker trabalha, assim, de forma integrada com gestores de mudança em nível estratégico, quando se ordene que um dado modelo mental está atrapalhando.

O trabalho de design thinking ganha em qualidade quanto mais se consegue perceber as mudanças conjunturais e estruturais, questionando pontos para que se possa liberar a “plataforma” de vôo da nova etapa.

Assim, há já técnicas do mundo do design que serão usadas na mudança do modelo mental para:

  • tornar o modelo mental, ora invisível, visível;
  • apontar os problemas do antigo modelo mental com os novos desafios, apontando a necessidade de mudança;
  • criar dinâmicas para que o que precisa ser problematizado o seja.

Assim, a atuação do Thinker seria motivada por atuar no modelo mental de forma mais profunda, quando os esforços de se fazer produtos e serviços sempre esbarram nos mesmos problemas de um modelo mental obsoleto diante de problemas recorrentes de designe para os novos desafios.

O design thinking 3.0 atua em outro patamar, nesta linha de raciocínio.

Percebe-se a Revolução Cognitiva, a necessidade de migração do modelo mental 2.0 (oral, escrito e eletrônico) para o 3.0 (digital).

O design thinking 3.0 se especializa – e há muito trabalho nesta direção – em passar do atual modelo mental para o novo.

A diferença entre o design thinking para o 3.0 é de leitura de cenário. O 3.0 assimila a Revolução Digital como a mudança central na sociedade hoje e traz para si – e se especializa – em ajudar com as melhores técnicas a promovê-la.

Para só então voltar a se fazer design do que quer que seja. O “thinking” lida com modelos mentais e não com o resultado do que o novo modelo mental vai produzir. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *