O profissional de vendas precisa conhecer bem seus clientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No campo do conhecimento humano a iniciativa é extremamente importante para o futuro dos profissionais de vendas. Conhecimentos paralelos irão torná-lo mais atrativo e seu cliente gostará muito de conversar com você, caso você se mostre uma pessoa bem informada, tanto sobre seus produtos como sobre temas ligados à cultura geral.

Um profissional deve sempre se considerar um “aluno em vendas”, mesmo já possuindo vários anos de experiência e treinamento. Ele deve saber que, para continuar crescendo, é preciso manter seu entusiasmo pelo conhecimento. Pois, quem não pensa assim para no tempo e corre o risco de comprometer suas realizações futuras, ficando “velho” para a profissão de vendedor.

Sendo assim, determine-se a aprender mais como um desafio a ser superado e jamais deixe de falar bem, o suficiente para causar boa impressão. As bibliotecas e livrarias possuem farto material para quem precisa estar bem informado. Os jornais, as revistas especializadas, a televisão educativa e a internet também colaboram muito na ampliação da sua cultura geral.

A boa comunicação é a base das vendas

No seu trabalho a comunicação é a base para o seu desenvolvimento e por isso você deve possuir bons conhecimentos sobre a língua portuguesa. Você deve procurar expressar-se corretamente, formando frases com sentido, observando a conjugação dos verbos, dos plurais e abolindo definitivamente qualquer tipo de gíria do seu vocabulário de vendas.

O conhecimento do maior número possível de palavras vai ajudá-lo consideravelmente a evitar as constantes repetições das mesmas palavras, o que só demonstra pouca cultura e péssima leitura. Saber tudo sobre sua profissão e seus produtos é imprescindível para quem quer se tornar um profissional de vendas, pois você não terá nenhuma segurança se não souber colocar em detalhes, as características e os benefícios de seus produtos aos seus clientes.

 Estude as pessoas e suas reações

As pessoas reagem diferentemente às diversas situações, e essas reações dependem das características básicas de cada ser humano, as quais são influenciadas por inúmeras razões. Nas entrevistas com seus clientes, quanto mais subsídios você colher mais astutas e produtivas serão suas abordagens.

Você perceberá que existem clientes tímidos e hesitantes que precisarão de seu “empurrão” através de sondagens fechadas; e outros, livres e falantes que poderão ser valorizados com bom apoio e conduzidos para o fechamento. Existem aqueles que mencionam com frequência suas esposas e filhos. Esses geralmente, não apreciam piadinhas ou linguagem chula.

Com a experiência do dia a dia, você aprenderá a usar melhor suas técnicas e acabará se tornando sensível à identificação das atitudes de seus clientes. Veremos a seguir, algumas sugestões de tratamentos a serem adotados para determinados tipos de clientes:

O pesquisador de preços

Comportamento: seu interesse é pelo valor do produto (ou serviço), não pelos benefícios que possa obter.

Sugestão de tratamento: faça uma pergunta curta como “você conhece o nosso produto?”. Se ele insistir informe o valor, mas adicione uma vantagem que ele obterá se efetuar a compra já.

O amigão

Comportamento: ao entrar na loja ele imediatamente puxa conversa com o vendedor. Está sempre disposto a falar sobre qualquer assunto, mas pouco interessado em comprar.

Sugestão de tratamento: o cliente quer atenção, porém a mudança de assunto não implica na perda do ruma da venda. Identifique o que ele busca com seus produtos, pois esse é um bom princípio da interação positiva e produtiva.

O tímido

Comportamento: ele o observa cautelosamente e a seus produtos, mas fica intimidado quando você se dirige diretamente a ele. Em geral, não sabe quais produtos necessita.

Sugestão de tratamento:  não force confrontos, pois isso o intimidará ainda mais. Faça perguntas abertas para orientá-lo e fazer com que ele fale sobre suas necessidades.

O falso importante

Comportamento: é o tipo que quer impor-se aos vendedores através da imagem ou da aparência que julga sustentar.

Sugestão de tratamento: num primeiro momento reconheça a importância que ele acredita possuir e, em seguida, utilize os procedimentos normais de vendas e atendimento.

O prático

Comportamento: geralmente trata-se de um diretor ou pertencente à alta gerência. É importante que você responda rapidamente às suas questões, pois é o que ele quer.

Sugestão de tratamento: responda objetivamente, indo direto ao assunto, pois esse tipo de cliente não gosta de “enrolação”.

O autoritário

Comportamento: usa a posição social ou profissional para intimidar quem o atende. Prefere falar com “chefes” a “comandados”.

Sugestão de tratamento: ofereça seus produtos sem utilizar argumentos banais e não insista sobre pontos de menor importância. Seja breve e convincente, mas acima de tudo demonstre  segurança no que diz.

O examinador

Comportamento: utiliza o conhecimento de uma determinada área para testar o vendedor.

Sugestão de tratamento: utilize seus conhecimentos técnicos para abordá-lo. Deixe-o falar do assunto do qual ele entende e ofereça-lhe o produto de maior valor agregado que esteja à sua disposição. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *