Game SextAdventures mistura sexo virtual e SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com Luciene Santos.

sextingsSextAdventure é um videogame que mistura sexo virtual e SMS. Digamos que o sexting não é nenhuma grande novidade. A troca de textos eróticos via app’s de mensagens instantâneas já é uma febre há tempos. Mas, agora, do outro lado do smartphone está um computador, não um ser humano de carne e osso. Na perspectiva textual, o jogo remonta a jogabilidade dos NewsGames.

Assim como em jogos de RPG e games baseados em notícias, o texto é a porta de entrada para o desenvolvimento da trama. Com duração de 24 horas, SextAdventure é acima de tudo um experimento sobre as relações atuais. O jogo começa com a seguinte frase em inglês: ‘Eu queria que você estivesse aqui comigo, eu poderia te fazer uma longa massagem e você poderia me retribuir o favor’.

O game provocativo para smartphones foi concebido por duas mulheres canadenses: a artista Kara Stone e designer Nadine Lessio, criadoras do software ‘TXTR’. Este programa é capaz de transformar uma troca de SMS e MMS em um jogo. O sexting é muitas vezes acompanhado por fotos e vídeos muito íntimos.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela McAfee e Intel, a troca de mensagens eróticas envolve uma grande parte da população americana: 70% dos jovens entre 18 e 24 anos trocam conteúdo sexual via smartphones. Pelo menos 45% dos adultos enviam e recebem mensagens e fotos nuas em seus telefones celulares, sendo que 16% do total fazem tudo isso com pessoas desconhecidas.

Um fenômeno já muito difundido na Itália e que estaria em ascensão, especialmente entre os mais jovens, de forma a estimular, por exemplo, o projeto chamado Image Me, que os alerta contra os riscos das novas tecnologias. Ao pagar US$ 5 com cartão de crédito (método para evitar que o jogo seja jogado por menores de idade), o usuário tem 24 horas para fazer troca de SMS.

Mas deve-se viver ou estar no Canadá, caso contrário, pagará tarifa internacional. As postagens são feitas através de um botsoftware que cria um diálogo significativo -, indicando frases em letras maiúsculas, algumas palavras-chave que o usuário deve usar para continuar a conversa.

Claro, a conversa rapidamente dá uma guinada em luzes vermelhas, com frases muito explícitas típicas do fervor que capturam os amantes animados pelo estímulo erótico mútuo, temperadas com fotos e vídeos pornográficos, mas também mensagens irônicas. O programa impressiona a imaginação do interlocutor, seja um homem ou uma mulher a teclar.

Como se tivesse uma certa prática sexual, os dados emulados pelo software revelam-nos como os mesmos parecem ser de preferência da maioria das pessoas. Ou até mesmo pronunciar frases como ‘Se você não desfrutar, eu me sentirei completamente inútil, é por isso que fui programado’.

A experiência lúdica explora a relação entre sexualidade e tecnologia, mais e mais prevalente nos tempos de SMS, chat’s, Twitter, Instagram, Skype. Tal tendência reflete as razões que muitas vezes empurram dois amantes para compartilhar uma poderosa experiência de orgasmo por trás da tela de um smartphone, em vez de vis a vis.

Porque o corpo das pessoas pode ser ainda um grande problema. O bot do game sabe muito bem disso e insinua: ‘Eu entendo por que você queira evitar o contato direto e a experiência de intimidade sexual através do telefone, em vez de em uma relação verdadeira’. Mesmo que tudo isso faça você se sentir um pouco só…’

Sem querer fazer qualquer juízo de valor, o sexting é uma prática que leva a uma tendência de comportamento global. Tal como os games como emuladores de notícias, o SextAdventure estimula o usuário a escrever, mais até que em atividades escolares. Porém, ao contrário do sexting, a narrativa dos NewsGames vai muito além dos impulsos do corpo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Geraldo Seabra, (@newsgames) jornalista e professor, mestre em estudos midiáticos e tecnologia, e especialista em informação visual e em games como informação e notícia. É editor e produtor do Blog dos NewsGames.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *