Inbound marketing não quer ser chato, quer ser amigo

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Sim, as empresas podem ser úteis para a vida de seus potenciais consumidores oferecendo muito mais do que os produtos e serviços que põem a venda. É exatamente o que propõe o novo conceito de inbound marketing: ao invés de “caçar” o seu cliente em meio à selva do mercado digital, cultive seu relacionamento com ele.

O inbound marketing é uma nova forma de relacionamento entre marcas e consumidores através da web, como alternativa à invasão do dia a dia das pessoas com anúncios, SPAMs indesejados e outras estratégias indecorosas, como faz o marketing tradicional.

“Você não incomoda o consumidor com anúncios que interrompam suas atividades. Você disponibiliza um conteúdo relevante e faz com que ele venha até você, interagindo pelo canal que ele preferir. Isso gera confiança entre marca e consumidor e evita desperdícios nos esforços de venda”.

Mas, como toda novidade nos negócios, sobretudo aquelas no meio digital, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a eficácia da estratégia.

“Um bom uso do inbound marketing pressupõe ser relevante para as pessoas. Para isso, é preciso passar por alguns estágios que identificam o nível de interação dos consumidores com a sua marca, até que eles estejam prontos para efetivar uma compra”.

Pensando nisso, indico quatro passos que podem contribuir para aumentar suas vendas. Veja abaixo:

1. Conteúdo é a essência

A forma mais efetiva de atrair consumidores na web é a produção de conteúdo. Se eles estão buscando mais informações sobre determinado assunto, produto ou serviço, sua primeira fonte de pesquisa são os buscadores da internet. Com um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) sua empresa poderá aparecer nos primeiros resultados dessa busca e ser a resposta certa para as perguntas e as necessidades do consumidor. É assim, de forma natural e relevante, que as organizações podem atrair visitantes para o seu site.

2. Seja relevante nas redes sociais

As redes sociais podem alavancar a divulgação do seu conteúdo entre um público que já tem interesse na sua marca. Se você for relevante para essas pessoas, elas vão compartilhar seus posts entre amigos e sua marca alcançará novos clientes em potencial, os quais também são chamados de “leads”. 

3. Capture contatos

Depois de atrair visitantes para o seu site, o próximo estágio é capturar seus contatos, oferecendo uma recompensa, como e-books, cadastros em newsletters, webinars (site de seminários na Internet ou seminários online) etc. O mais comum para transformar visitantes em leads é solicitar um e-mail de contato. Com esse dado, é possível desenvolver ações de e-mail marketing que envolvam os leads em torno da sua marca com conteúdo útil e personalizado. Assim, eles se interessam cada vez mais pelo que você tem a oferecer.

4. Faça a abordagem de venda

O próximo estágio é o mais decisivo e, por isso, deve ser feito na hora certa. Como se percebe, nem todas as pessoas que interagem de alguma forma com a sua empresa estão querendo efetivar uma compra. Portanto, é preciso filtrar os que estão realmente interessados (os leads) e nutrir o relacionamento com eles. Quando demonstrarem que estão aptos para a compra, ou você perceber isso, é o momento certo para fazer a abordagem de venda. Assim, você estará convertendo leads em resultados efetivos. Isso otimizará o trabalho da equipe de vendas, que não irá abordar consumidores que não estão prontos para comprar ou que não interessam à empresa. [Webinsider]

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Gabriel Motta é um dos fundadores da Ingage.

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