NIC.br cria vídeos para ajudar a explicar a internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

logo_NICAcessar a internet não significa saber exatamente como ela funciona. Para esclarecer melhor esse funcionamento e contribuir para a utilização da internet é que o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) publica em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/NICbrvideos) uma série de vídeos didáticos para explicar as particularidades da rede.

Desenhos e textos que dizem respeito ao cotidiano dos usuários são usados para tratar de diversos temas, entre eles, a Internet das Coisas, a importância de utilizarmos a Hora Legal Brasileira nos computadores, o funcionamento do Protocolo Internet (IP), o que são Sistemas Autônomos, BGP e PTTs. O NIC.br já publicou onze vídeos, mas a meta é chegar a 40 ainda em 2014.

O material é licenciado em Creative Commons, passível de livre acesso e distribuição por todos que buscam ampliar os conhecimentos sobre características da internet – de usuários curiosos a profissionais da área, passando por estudantes e professores. O objetivo inicial foi gerar vídeos que fossem usados como ferramenta complementar a cursos presenciais e à distância promovidos pelo NIC.br.

“Muitas vezes, o estudante ou profissional de redes sabe como configurar um sistema, mas apenas de forma mecânica. Ele não consegue entender muito bem para que aquela tecnologia serve, ou o problema que ela pretende resolver. Gostaríamos de poder ajudar a explicar isso, sem fazer tutoriais extensos e detalhados. Queremos mostrar os conceitos básicos que estão por trás das tecnologias usadas na Internet, e assim, dar mais sentido ao seu uso”, afirma Antonio M. Moreiras, Gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br, professor há 20 anos e um dos autores dos roteiros, locução e ilustrações dos vídeos.

A produção mais recente do NIC.br trata do funcionamento do Sistema de Nomes de Domínios (DNS). Outros temas já foram abordados, como a necessidade do IPv6, como fazer um bom plano para o endereçamento IP e como são gerados os padrões tecnológicos da internet. Nos próximos vídeos devem ser tratados a Governança da Internet, a importância de cuidados com a segurança e com o tratamento de incidentes, e como e porque implantar o IPv6 na sua empresa.

Acesse o canal do NIC.br no YouTube e confira a playlist criada com estes vídeos explicativos sobre o universo da internet: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQq8-9yVHyOZaK8rXJ0S-dui4r_YiXu9s. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *